Evento acontecerá no Dique e no Pelourinho, nesta sexta

Nesta sexta-feira (16.09), Salvador celebrará com uma programação especial a contagem regressiva dos mil dias que faltam para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Durante o evento, aberto ao público, autoridades, grupos culturais e sociedade civil estarão reunidos para comemorar este importante marco.

A partir das 7h da manhã, um dos pontos mágicos de Salvador, o Dique do Tororó, será agraciado com apresentações artísticas, rodas de capoeira, baianas, entre outros ícones da cultura baiana. Em seguida, será acionado um relógio regressivo para a Copa, que ficará em frente à Arena Fonte Nova.

O Governador em exercício, Otto Alencar, o Prefeito de Salvador, João Henrique, o Secretário Estadual da Copa, Ney Campello, o Gestor do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Leonel Leal, e o Presidente da Fonte Nova Negócios e Participações, Dênio Cidreira, farão um pronunciamento sobre os projetos e ações que estão sendo realizados para receber o Mundial de 2014.

Após as atividades no Dique, por volta das 9h30, os responsáveis pela Copa nos âmbitos estadual e municipal seguem para o Pelourinho, maior cartão postal de Salvador, que também será palco das comemorações dos mil dias. Lá, será firmada uma parceria entre poder público e entidades da sociedade civil, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Associação Baiana de Imprensa (ABI), entre outros. Estão previstas, ainda, apresentações musicais e esportivas no Terreiro de Jesus e em ruas do Centro Histórico.

Para o Gestor do Ecopa, a ocasião é especial. “Essa data não poderia passar em branco. É um dia para comemorar o que está sendo feito, anunciar novas ações e, ainda, reunir instiuticoes parceiras que, juntas, aproveitam o evento Copa do Mundo para trazer qualificação e outras ações estratégicas para a cidade de Salvador”, afirma Leal. Já o Secretário Estadual da Copa, Ney Campello, declarou que “o Governo da Bahia celebrará o evento dos 1.000 dias, com a satisfação de liderar projetos estruturantes para a Copa, rigorosamente dentro do calendário FIFA, a exemplo da Arena Fonte Nova, mas, ao mesmo tempo com o senso de responsabilidade quanto ao imenso desafio que está posto para o Estado e a sociedade que assegure condições de excelência na preparação e realização do Mundial de Futebol”.

A celebração dos mil dias para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 deverá acontecer em todas as sedes brasileiras. Em Salvador, é uma realização conjunta da Prefeitura de Salvador, através do Ecopa, e do Governo do Estado da Bahia, através da Secopa.