Belo Horizonte venceu o Rio e foi a cidade escolhida pela Fifa para centralizar a transmissão da Copa das Confederações para o mundo.

O Centro Internacional de Coordenação de Transmissão (IBCC, em inglês) vai funcionar ao lado do Mineirão durante o torneio, que será disputado de 15 a 30 de junho em seis cidades brasileiras.

Lá a equipe de Controle de Qualidade de Produção da HBS, empresa contratada pela Fifa para transmitir o evento, receberá os sinais produzidos nos seis estádios e no próprio IBCC e fará a distribuição mundial.

Até agora, 192 países já confirmaram que exibirão os jogos do torneio, que servirá de teste para os organizadores da Copa do Mundo.

As equipes de operação vão começar a trabalhar na capital mineira no dia 21 de maio, quando terá início a fase de cabeamento.

O COL (Comitê Organizador Local) informou que a centralidade da capital mineira foi decisiva na escolha do IBCC. Fora Brasília, que terá apenas um jogo, as outras cinco cidades receberão três partidas no torneio.

No caso de Belo Horizonte, o Mineirão fará dois jogos sem grande importância na primeira fase (Taiti x Nigéria e Japão x México) e uma semifinal. Se terminar em primeiro lugar no seu grupo, o time comandado por Felipão decidirá a vaga para a final lá.

O Rio era a cidade mais cotada para abrigar o IBCC durante a Copa das Confederações, já que abriga o escritório da Fifa e o COL (Comitê Organizador Local).

No próximo ano, durante a Copa do Mundo, o Rio vai receber o IBC (International Broadcast Center, ou centro internacional de mídia), que funcionará no Riocentro, que era disputado também por São Paulo e Belo Horizonte.

O interesse em receber o centro internacional de mídia é motivado pelo fato de que os frequentadores do local e os dirigentes ficam na cidade por períodos longos e gastam mais dinheiro do que turistas comuns com hotéis, refeições e transporte.

Na terça-feira, o técnico Luiz Felipe Scolari vai convocar a seleção para a disputa da Copa das Confederações. No dia 27, a equipe começa a treinar para a disputa da competição.

O time ficará no Rio até o amistoso contra a Inglaterra, dia 2 de junho, no Maracanã. A partir daí, a seleção fará o restante da preparação em Goiânia.

 

Fonte: Folha de São Paulo 

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608