Em Salvador, a festa dos mil dias para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 teve as cores, o ritmo e toda beleza da cultura local. Antes das 7h da manhã, baianas desfilavam sorrisos largos e os tambores do Olodum já tocavam no Dique do Tororó, região em que está localizada a Arena Fonte Nova e que será, com certeza, o maior ponto de concentração de pessoas durante os Jogos.

O relógio regressivo, acionado hoje, também não poderia ser diferente: tem formato de berimbau, ou melhor, berimbola, uma mistura de berimbau com bola de futebol que já está virando uma marca da cidade na Copa.

No Pelourinho, para onde seguiram as autoridades após o evento do Dique, o agito também foi grande. Por lá passaram o Cortejo Afro, os Filhos de Gandhy, a banda da Guarda Municipal de Salvador e muitos grupos percussivos. Além disso, as demonstrações esportivas levaram ao Centro Histórico o clima perfeito: capoeira, karatê, iô-iô, ginástica rítmica e, claro, o futebol estiveram bem representados. Até o prefeito João Henrique ensaiou umas embaixadinhas.

A programação cultural diversa mostrou que o maior bem de Salvador é mesmo o seu povo e as suas tradições. A comemoração dos mil dias foi apenas uma mostra de toda a diversidade que o turista vai encontrar na cidade quando vier assistir a um dos jogos da Copa 2014.