A um mês da estreia na Copa das Confederações no Brasil, a seleção do Taiti --representante da Oceania na competição-- já está reunida para treinar e se preparar para a disputa do torneio. A equipe estreia no dia 17 de junho, contra a Nigéria, no Mineirão, pelo Grupo B.

 

O enfoque desta preparação tão adiantada --que começou há dez dias-- está direcionado primeiramente no aprimoramento de aspectos físicos, técnicos e táticos dos jogadores.

 

"Nosso objetivo é focar em três pontos: força, velocidade e explosão. Também vamos trabalhar bastantes situações ofensivas e defensivas, e o mais importante: como evitar gols", disse o treinador da seleção taitiana Eddy Etaeta.

 

 A carga de trabalho será intensa até a Copa das Confederações, já que não está programado até nenhum amistoso do Taiti antes da estreia contra os africanos.

 

A seleção taitiana recebeu na última semana os jogadores do AS Dragon, equipe amadora do país que disputou a Copa dos Campeões da Oceania. Por um ponto, o clube acabou em terceiro lugar no Grupo B, atrás dos neozelandeses Waitakere United e Auckland City, que venceram suas semifinais e farão a final do torneio no próximo domingo. O vencedor disputa o Mundial de Clubes da Fifa no Marrocos, no fim do ano.

 

"Os jogadores do AS Dragon chegaram longe na competição, disputaram seis partidas de alto nível e vêm de uma eliminação que deixará muitos arrependimentos. Portanto, eles vêm em outro nível físico e mental, e isso será levado em conta. Mas depois de um período com a cabeça no Dragon, essa semana eles vão voltar suas atenções aos preparativos para a Copa das Confederações", afirmou Etaeta.

 

Além da Nigéria, o Taiti duela com a Espanha, no dia 20 de junho, no Maracanã e, três dias depois, encara o Uruguai, na Arena Pernambuco.

 

Fonte: Folha de São Paulo

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608