A trinta dias do início da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, cresce a expectativa para a realização do Festival dos Campeões, que entre 15 e 30 de junho colocará frente a frente os campeões mundiais Brasil, Espanha, Itália e Uruguai, o campeão olímpico México, além de Japão, Nigéria e Taiti. No total, 640.635 ingressos já foram vendidos (76,23% do total) e estarão à disposição do público para retirada a partir do próximo dia 29/5 nos Centros de Retirada de Ingressos. E com o momento de a bola rolar se aproximando, a diretoria do Comitê Organizador Local (COL) realizou nesta quinta-feira (16/5), no Rio de Janeiro, sua última reunião geral antes da competição.

Foram discutidas questões relacionadas aos preparativos finais nas sedes da Copa das Confederações e o status das obras nos outros seis estádios que sediarão partidas apenas da Copa do Mundo. Questões legais, de infraestrutura de TI, transporte, instalações temporárias, acomodação e segurança, entre outras, também foram abordadas.

“Estamos a 30 dias do mais importante torneio de futebol que o nosso país já sediou desde a Copa de 1950. A Copa das Confederações é muito mais do que o nosso grande teste antes da Copa do Mundo - o Festival de Campeões é  a chance de mostrarmos ao mundo nossa capacidade de entregar um torneio inesquecível para o público, participantes e para a imprensa. As seis sedes estão de parabéns por montarem palcos maravilhosos”, declarou o presidente do Comitê Organizador Local, José Maria Marin.

Um dia após a conclusão de mais um tour de inspeção dos estádios da Copa das Confederações  e da Copa do Mundo, em que foram visitados a Arena das Dunas, em Natal, o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, e o Maracanã, no Rio de Janeiro, o Secretário-Geral da FIFA, Jérome Valcke, elogiou o que viu:

“Brasília é um estádio espetacular e o Maracanã é único. É muito bom saber que em pouco tempo os estádios estarão cheios de torcedores assistindo grandes jogadores. Nós vimos que as obras estão avançando bem. Estamos no caminho certo”.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que também participou das visitas, ressaltou o empenho das cidades-sede. “Com as visitas ao Maracanã e ao Estádio Nacional de Brasilia, nós confirmamos o esforço das sedes em apresentar os equipamentos e as condições para a realização da Copa das Confederações à altura da expectativa dos organizadores. Hoje podemos dizer que a Copa das Confederações da FIFA será coroada de êxito.

Com o objetivo de solucionar as últimas pendências de planejamento e iniciar o estágio de prontidão para a Copa das Confederações da FIFA, foi anunciada a programação da última rodada de reuniões operacionais nas cidades-sede, conduzidas pelo Ministério do Esporte e que contam com a participação dos governos estaduais, prefeituras e representantes do COL. O primeiro encontro será nesta sexta-feira (17/5) no Rio de Janeiro seguido por Recife (21/5), Fortaleza (22/5), Salvador (23/5), Belo Horizonte (24/5) e Brasília (28/5).

Também para avaliar a operação nos estádios, o COL realizará mais três eventos-teste: dia 22/5, no amistoso entre Náutico e Sporting-PT, na Arena Pernambuco (Recife), dia 26/5, na partida entre Santos e Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Nacional Mané Garrincha, e no dia 2 de junho, quando Brasil e Inglaterra se enfrentam no Maracanã.

Durante a coletiva de imprensa realizada após a reunião executiva, Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL, anunciou novos números do programa de voluntários. No total, 99.172 pessoas se inscreveram para trabalhar na Copa das Confederações da FIFA, sendo que 5.652 foram selecionadas.

Três destes voluntários, Djalma dos Reis, Luiz Waddington e Guy Salvi estiveram no Rio de Janeiro e mostraram o uniforme que usarão durante a Copa das Confederações da FIFA.

“Eu e Bebeto fazemos parte do Comitê Organizador Local e somos os primeiros voluntários. Portanto, destaco muito a empolgação destes brasileiro e sua participação fundamental na Copa das Confederações”, disse.

Último patrocinador é apresentado

O Secretário-Geral da FIFA anunciou nesta quinta-feira a Centauro, uma das maiores redes varejistas do ramo esportivo na América Latina, como a mais nova e última apoiadora oficial da Copa das Confederações e da Copa do Mundo da FIFA.

“Não existe Copa do Mundo sem parceiros comerciais. Hoje não falamos mais em patrocinadores, falamos em parceiros que trabalham inteiramente em conjunto com a FIFA. Com a chegada da Centauro podemos dizer que fechamos nosso programa de patrocinadores para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014”, afirmou Jérome Valcke.

O CEO da Centauro e do Grupo SBF, Sebastião Vicente Bomfim Filho, ressaltou a importância da parceria com a FIFA. “A Centauro conhece a paixão dos brasileiros pelo futebol e o patrocínio da Copa do Mundo da FIFA é uma grande oportunidade de estar lado a lado com esses torcedores. Queremos estar associados a essa emoção e desempenhar um papel importante na promoção da Copa do Mundo da FIFA e da Copa das Confederações da FIFA para o nosso país”.

Fonte: FIFA