Nesta quarta-feira, Salvador recebeu representantes do Comitê Organizador Local (COL) que se reuniram com profissionais de imprensa na Arena Fonte Nova para mostrar o trabalho de recepção dos torcedores durante os jogos da Copa das Confederações da FIFA, que acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho.

No Tour de Experiência, foi realizada uma simulação do caminho do torcedor desde as ruas do entorno da arena até o acesso ao estádio e ao assento na arquibancada, contemplando mecanismos de segurança e acessibilidade a idosos, deficientes físicos e obesos.

Segurança - Entre as áreas demonstradas, destacam-se a atuação dos profissionais de segurança, com os stewarts, que estarão a postos em toda arquibancada, e o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), que protegerá o campo de futebol dos torcedores que tentarem invadí-lo. A equipe de segurança privada presente no interior do estádio irá contar com o apoio da Polícia Militar.

Além disso, foi exposta a área de entretenimento dos torcedores na área externa do estádio, os locais de venda de produtos alimentícios, os mecanismos de limpeza e reciclagem de resíduos, o trabalho de acolhimento das seleções que participarão da competição e as instalações que serão destinadas aos profissionais de imprensa. Todas as atividades contarão com a colaboração dos voluntários do Governo Federal e do COL.

"Tanto eu como o secretário municipal da Copa, Isaac Edington, temos destacado o legado de profissionalização da cidade que servirá para a Copa e também para o calendário de eventos de Salvador. Se nós internalizarmos a riqueza dessa experiência, o Carnaval poderá dar um salto qualitativo para dez vezes melhor", destacou o secretário Estadual para a Copa, Ney Campello.

Outro destaque da reunião foi o Plano de Mobilidade Urbana que vem sendo desenvolvido há mais de dois anos pela Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado. Já a Arena Fonte Nova foi alvo de elogios do CEO do COL, Ricardo Trade. "Estamos animados. O estádio está maravilhoso e bem preparado, com um gramado que é sensacional e é destaque em todo Brasil. Vamos dar um show", comemorou.