A Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado da Bahia instalaram, na última semana, a Câmara Temática de Meio Ambiente voltada para a Copa do Mundo da FIFA. A instalação foi realizada na sede da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR), localizada no prédio da Desenbahia e contou com a presença de autoridades locais, como Leonel Leal, gestor do ECOPA, Luiz Antunes Nery, superintendente do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Salvador (SMA), Eugênio Spengler, secretário de Meio Ambiente do Governo Estadual (SEMA), e Renan Araujo, chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Copa (SECOPA), além de representantes do Governo Federal.

Formada por membros do poder municipal e estadual, a Câmara Temática Conjunta de Meio Ambiente tem como objetivo discutir ações de preservação do meio ambiente no contexto do Mundial de futebol de 2014, através de cinco eixos temáticos, que são: Estádios e Construções Sustentáveis, Gestão de Resíduos, Mudança Climática, Copa Orgânica e Parques da Copa.

Na ocasião, o coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 do Ministério do Esporte, Claudio Langone, apresentou a Agenda Ambiental Federal e salientou os desafios e oportunidades de negócios para o país com a realização do Mundial. "O país tem o poder, através do futebol, de mudar alguns valores na sociedade e o principal legado que a Copa pode deixar ao Brasil é a oportunidade de unir inclusão social e sustentabilidade ambiental”, afirmou Langone.