Para incentivar o desenvolvimento do mercado e mostrar aos turistas a qualidade do artesanato brasileiro, o Sebrae montou showrooms em cinco cidades-sede dos jogos (Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro) da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013. “Nossa estimativa é receber, em cada showroom, pelo menos 60 mil visitantes e alcançar mais de R$ 500 mil em volume de negócios”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto

O projeto Brasil Original permitirá ao visitante conferir de perto peças originais produzidas em todo o país, como tapeçarias, rendas, cestaria, cerâmica, marchetaria e produtos em fibras naturais. Os showrooms têm como público-alvo a população local e os turistas atraídos pelos grandes eventos esportivos. Os ambientes exibirão trabalhos do Brasil inteiro e vão funcionar durante a Copa das Confederações, que começa no dia 15 e termina em 30 de junho.

Todos os grupos de artesãos que foram selecionados para participar precisaram, como um dos requisitos, possuir o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), garantia da formalização. Além de realizar as exposições, o Sebrae promoveu uma série de atividades de capacitação junto aos profissionais. Eles passaram por cursos sobre otimização da produção, desenvolvimento de coleções, gestão empresarial e outros temas.

Fonte: Sebrae 2014

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608