Durante a Copa das Confederações 2013, a diversão e a emoção estarão presentes além dos gramados das arenas de futebol. Shows, apresentações e exposições estão previstos nas seis cidades-sede do evento: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA). Com o objetivo de ampliar a programação cultural local, o Ministério da Cultura firmou parcerias com as cidades.

 

A ação do MinC integra o Plano Estratégico da pasta para os megaeventos esportivos que acontecerão no Brasil até 2016 e tem por base vertentes como legado, patrimônios culturais, conteúdos culturais e qualificação. “As atividades culturais são importantes para o entretenimento, mas devem contribuir para um maior conhecimento do Brasil, de sua diversidade e riquezas”, disse Jeanine Pires, secretária-executiva do MinC.

Em Brasília, a abertura da Copa das Confederações FIFA 2013, no dia 15, contou com uma festa no gramado central da Esplanada dos Ministérios, organizada pelo GDF. No palco principal, além da exibição do jogo Brasil x Japão, passaram o cantor Gusttavo Lima, o grupo de pagode Revelação, a banda de axé Asa de Águia e o grupo de cultura popular do DF, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.

Única atração com raízes na cidade, o Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro levou ao palco cores, sons e dança com influência do Maracatu e do Cavalo-Marinho, tradicionais no Nordeste. O grupo, que no mesmo dia completou nove anos de existência, inventou seu próprio mito, o Calango Voador, e tenta levar em suas apresentações elementos do cerrado para o imaginário popular.

“A realização de grandes eventos no Brasil é uma grande oportunidade para mostrarmos a cultura popular brasileira. Ter esse tipo de espaço é fundamental para os grupos que não têm tanto espaço na mídia. Para nós, ter dividido o mesmo palco por onde passaram Gusttavo Lima, Revelação e Asa de Águia é um grande reconhecimento da cultura popular como um todo”, afirmou o líder do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Tico Magalhães.

 

SALVADOR
O convênio firmado pelo MinC com a Secretaria de Cultura de Salvador – via Universidade Federal da Bahia – transformará coretos da cidade em palcos da cultura popular durante a Copa das Confederações FIFA 2013. A programação, que conta com apresentações musicais, artísticas e artesanato, começa no dia 19 de junho, no coreto da Praça do Alto da Bela Vista, e segue para a Praça São Braz (21/6) e  Largo do Dois de Julho (29/6), sempre a partir das 17h.

 

 

BELO HORIZONTE
Com o objetivo de ampliar a programação cultural de Belo Horizonte durante a Copa das Confederações FIFA 2013 (15 a 30 de junho), o MinC firmou convênio com a Secretaria de Cultura da capital mineira. O Festival BH Cultura na Copa – que acontecerá dentro do Concentra BH -, na Praça da Estação, terá shows de música, dança, circo, artes visuais, audiovisual com a difusão de grupos e artistas locais.

 

 

FORTALEZA
O convênio do MinC com a Secretaria de Cultura de Fortaleza permitirá a ampliação da programação cultural do tradicional Ceará Junino, na Praia de Iracema.

 

 

RIO DE JANEIRO
O convênio do MinC com o Planetário do Rio de Janeiro permitirá a produção do filme “O mundo é uma bola”, que será apresentado durante Copa das Confederações e será cedido a outros planetários pelo País.

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

A programação cultural das cidades-sede da Copa das Confederações pode ser conferida em:

 

Belo Horizonte
Brasília
Fortaleza
Recife
Rio de Janeiro
Salvador
 
Fonte: Portal da Copa 
Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608