Nos dias 20, 22 e 30 de junho, Salvador recebeu jogos das seleções do Brasil, Itália, Nigéria e Uruguai, referentes à Copa das Confederações da FIFA, na Arena Fonte Nova. Mas o espetáculo foi muito além das imagens que as câmeras televisivas puderam captar. Nos bastidores, equipes de diversos órgãos municipais estiveram em ação para possibilitar o sucesso do evento.
A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) disponibilizou 950 profissionais, abrangendo cerca de 500 agentes de trânsito, 300 na área de transporte e 150 servidores que trabalharam na área administrativa. A atuação da superintendência contemplou diferentes frentes: estacionamentos, utilização de linhas de ônibus especiais e shuttle, gestão do transporte público e taxis, ordenamento de vias, definição de aneis de segurança e instalação de barreiras fixas e móveis, bem como fiscalização do trânsito durante o período dos jogos. Para o superintendente Fabrizzio Martinez, a operação foi bem sucedida. “Tanto as ações de trânsito, como os bloqueios e as vias exclusivas, quanto as de transporte voltadas para o público FIFA e aos torcedores em geral, envolvendo os estacionamentos, foram um sucesso. Exemplo disso foi que ao final do jogo realizado no último domingo (Itália x Uruguai) conseguimos transportar todos os passageiros que utilizaram o sistema para os seus destinos em 50 minutos. Esse pode ser considerado um case de sucesso e iremos aproveitar essa experiência para outros eventos, a exemplo do Carnaval”, comemorou.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atuou de forma diferenciada, com ações preventivas antes da realização dos jogos, que foram a inspeção sanitária em 100% dos estabelecimentos localizados nos seis principais pontos turísticos da cidade, dos serviços de hospedagem da lista FIFA e das concessionárias de alimentos da lista FIFA. Durante a competição, foi realizado o Plano Operativo de Saúde, que envolveu 589 profissionais, e prestou atendimento de urgência e emergência (11 unidades de atendimento de emergência, 8 salas de vacina, 2 unidades de atendimento odontológico de emergência, 15 bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)) e montou três Postos Médicos Avançados (PMAs) que foram instalados no entorno da arena (Brotas, Nazaré e Campo da Pólvora). Além disso, 46 ambulâncias do SAMU foram disponibilizadas e profissionais também atuaram nos locais de exibição pública dos jogos. Tanto na arena, quanto nas public views foram prestados serviços de assistência e vigilância em saúde, incluindo atividades das Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. O trabalho da SMS contou com o apoio da Força Nacional do SUS, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde (ANS) e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Nos três dias de jogos, a secretaria realizou um total de 301 atendimentos, sendo que 104 foram relacionados às PMAs e ao 5º Centro de Saúde, 190 à Arena e 7 casos foram encaminhados ao Hospital Geral do Estado.
Foi realizado um trabalho integrado no Programa de Proteção às Marcas e no ordenamento das áreas do entorno da Arena Fonte Nova pelo Escritório Municipal da Copa ( Ecopa), em parceria com a Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), e a Assessoria Geral de Comunicação (Agecom). Além da conscientização da população e dos comerciantes do entorno e do mercado publicitário da cidade quanto às regras de funcionamento do evento, foi desenvolvida a campanha “Vizinho Legal”, com o objetivo de divulgar informações no intuito de coibir ações de marketing de emboscada. O programa contou também com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar. No trabalho de proteção às marcas, foram apreendidos dois toldos de empresas não patrocinadoras da competição no local de exibição pública dos jogos em Cajazeiras, bem como caixas de cerveja comercializadas irregularmente na região do Dique do Tororó e apreendidos 90 materiais de publicidade irregular. A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) realizou ainda atividades de combate à poluição sonora e fiscalização do cumprimento das normas legais relativas à publicidade. A operação resultou na apreensão de sete equipamentos sonoros, 34 notificações, 32 advertências, 22 multas, 15 estabelecimentos autuados, 12 apreensões diversas e quatro interdições.
O programa atuou também no controle e fiscalização do comércio informal, coibindo atuação de ambulantes não licenciados, oferecendo segurança aos torcedores e garantindo a comercialização de produtos dos patrocinadores oficiais pelos ambulantes autorizados. Neste sentido, a Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) realizou um trabalho amplo em diversas frentes, com 73 servidores que atuaram em esquema especial de plantão (12h em dias normais e 24h em dias de jogos). Foram prestados serviços de manutenção e instalação de nova iluminação em locais como Av. Paralela, bambuzal do aeroporto, Av. Otávio Mangabeira, instalando 46 postes e 92 luminárias. Realizou também inspeção e manutenção da iluminação em subestações nos locais dos jogos, São Cristóvão, Federação, Centro Histórico, Pituaçu, Narandiba, Patamares e Cajazeiras, bem como monitorou a iluminação em locais estratégicos, como as áreas dos hoteis e dos hospitais da cidade.
A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) colocou nas ruas 355 agentes, envolvendo os guardas do Grupamento de Operações Especiais (GOE), da Ronda da Capital (Rondac) e do Grupamento de Operações com Cães (GOC), além de agentes que atuaram à paisana. Entre as principais ações desenvolvidas, destacam-se o trabalho de videomonitoramento e o apoio aos diversos órgãos municipais nos serviços de proteção patrimonial, ordenamento do comércio informal, apoio ao cidadão, proteção às marcas e gestão do trânsito. Ao todo, foram registradas 11 ocorrências, de naturezas diversas, como intimidação ao uso de arma de fogo próximo às barreiras de trânsito, auxílio na proteção de servidores e cidadãos ameaçados de agressão de manifestantes, prestação de socorro ao público, entre outros. Além disso, o órgão deu importante contribuição para a garantia do fornecimento de serviços públicos aos cidadãos durante as manifestações realizadas nas áreas do entorno da arena.
A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) realizou uma operação prévia à competição, iniciada no mês de abril, contemplando serviços de roçagem, capinação, gancheamento, sacheamento, raspagem de terra, varrição, lavagem de vias e pintura de meio fio em locais estratégicos, como o trajeto que vai dos locais onde estão os hotéis que receberam as delegações até a Arena Fonte Nova e em pontos turísticos da cidade. No início de junho, a empresa atuou de forma conjunta com a Semop, Sucop, Semps, Transalvador e a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), com o objetivo de garantir que as vias estivessem com boas condições no período dos jogos. Nos dias de partidas em Salvador, o órgão desenvolveu ações de varrição, coleta, lavagem de logradouros e instalação e manutenção de 113 banheiros químicos. Além disso, a Limpurb deu suporte ao Complexo Cooperativo da Bahia, disponibilizando dois caminhões para coleta de material reciclável. Os resíduos sólidos coletados nos dias de jogos alcançaram o montante de 82 toneladas.
A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) disponibilizou profissionais para assegurar os direitos de crianças, adolescentes, idosos e população em situação de rua. A secretaria contou com um contingente de 110 pessoas, envolvendo técnicos, voluntários e profissionais do Ministério Público Estadual, Juizado da Criança e Adolescente, Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia (SEDES), Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (DERCA), Conselho Tutelar e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Além disso, o órgão criou o Centro de Convivência para Crianças e Adolescentes, no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), na Av. Bonocô.
A Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel) disponibilizou a sua Central de Monitoramento para fiscalizar lugares estratégicos, como os locais próximos aos hoteis que abrigaram as seleções, as imediações do aeroporto, a Av. Paralela e o entorno da Arena Fonte Nova. Lá atuaram o Escritório Municipal da Copa (Ecopa), a Semop, a Limpurb, a Transalvador, a Sucom e a Polícia Militar. A equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal) marcou presença no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), localizado dentro da arena, para garantir proteção civil aos atletas, trabalhadores e turistas. Além disso, em parceria com a Coelba, atuou na área da Fonte Nova e nas áreas de hoteis e centros de treinamento. A Superintendência de Conservação e Obras Públicas de Salvador (Sucop) atuou na requalificação de vias de acesso, pavimentação asfáltica, podas de árvores e forneceu estrutura para atuação das equipes da prefeitura que atuaram no evento.
“Os resultados das ações municipais foram muito positivos, vamos aproveitar a experiência adquirida para aprimorar todos os processos para a Copa do Mundo de 2014”, destacou o secretário municipal da Copa, Isaac Edington.
Impactos no turismo e na imagem de Salvador no mundo
Outra área que sofreu impacto positivo foi o turismo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH/Ba), a média de ocupação da rede hoteleira de Salvador nos mês de junho é 40%. No entanto, em pesquisa realizada em 27 estabelecimentos da cidade, apenas para o jogo Brasil x Itália, os números alcançaram 92% de ocupação entre os dias 21 e 22/06.
Antenada com a movimentação do setor, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) prestou orientação direta aos turistas nos postos de informação localizados no Elevador Lacerda e no Mercado Modelo. Além disso, em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), organizou a logística de transporte de turistas das agências de receptivo, locadoras e cooperativas, bem como administrou o estacionamento da Barroquinha, juntamente com a Transalvador, que foi reservado às vãs, micro e ônibus de turismo.
Os jogos também contribuíram com a promoção de Salvador nos contextos nacional e internacional. Segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a partida entre as seleções brasileira e italiana atingiu cerca de 50,4 milhões de espectadores nos dez principais mercados de televisão do mundo, superando a audiência dos jogos ao vivo da Liga dos Campeões da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), na temporada 2013/2013.
Atendimento ao público
A Ouvidoria Geral do Município do Salvador (OGMS) prestou atendimento ao público durante o período da Copa das Confederações, tirando dúvidas, recebendo sugestões, reclamações e contribuições. Nos dias de jogos (20, 22 e 30/06), o órgão atendeu 586 ligações, relacionadas aos serviços municipais em geral e à organização da competição. Nas ligações voltadas ao evento, o tema mais relevante foi a gestão de trânsito e transporte (85,7%), seguido de limpeza urbana (7,1%) e funcionamento do comércio durante os dias dos jogos (7,1%). Os pontos elogiados foram a organização nos locais próximos à arena, a iluminação na região do Dique do Tororó e a limpeza do entorno dos jogos. Já entre as áreas que foram mencionadas para receber melhorias, destacam-se a sinalização, a instalação de banheiros químicos e a necessidade de disponibilizar restaurantes na área do entorno.
Outra ação desenvolvida pelo órgão foi a contribuição com o Observatório da Discriminação Racial, um programa da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), em parceria com o Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN) e o Ecopa. O trabalho envolveu palestras de qualificação com os funcionários da Ouvidoria, voluntários, coordenadores e monitores do evento sobre as duas formas de preconceito e a atuação do Observatório durante os jogos. A ação também contou com a assessoria da Defensoria Pública do Estado e do Ministério Público da Bahia. Nos dias de jogos, servidores da Semur estiveram a postos das 9h às 18h, dando suporte à ouvidoria, que ficou a disposição para o recebimento de denúncias de racismo e xenofobia na Copa das Confederações.
Voluntariado
Para que a competição fosse realizada, foi imprescindível a atuação dos voluntários, que auxiliaram nas ações municipais voltadas à mobilidade urbana. A cidade contou com a participação de 200 pessoas do programa do governo federal “Brasil Voluntário”, que trabalharam nos estacionamentos, aeroporto, entorno da arena e no centro de mídia para os veículos não cadastrados pela FIFA. A atuação dos colaboradores foi de grande importância, pois foram responsáveis por informar e orientar o público torcedor sobre o sistema de mobilidade. A expectativa é que a participação dos voluntários seja ampliada na Copa do Mundo de 2014.