Encontro aconteceu na última edição do Agenda Bahia, no auditório da FIEB

Convidado para compor a mesa de debate do Agenda Bahia na tarde desta terça-feira, 27, o gestor do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 | Salvador cidade-sede (ECOPA), Leonel Leal, iniciou a participação dele parabenizando a iniciativa. "Parabenizo a organização do evento e posso afirmar que ele, por si só, já se constitui em um legado para a cidade, pois é fruto da construção e participação coletiva”, falou o gestor no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), localizado no Stiep.

O Agenda Bahia é resultado da parceria entre o jornal CORREIO, a rádio CBN, a Fieb e Ufba e, dessa vez, contemplou temas como Infraestrutura, Portos e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Inovação; Agronegócio como foco na Economia Climática e Industrialização e Turismo como foco na Copa do Mundo de 2014.

O assunto discutido nesta terça foi a relação entre o turismo e a Copa do Mundo da FIFA, através de diferentes abordagens, que foram desde a cadeia produtiva até a inovação no setor aéreo e investimento na indústria cultural.

O gestor do Ecopa participou do debate intitulado Herança da Copa para os Baianos e para os Turistas, juntamente com Marco Aurélio de Filgueiras, coordenador do Observatório da Copa de 2014 da Ufba, Pedro Galvão, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens da Bahia (ABAV-BA), Dênio Cidreira, presidente da Arena Fonte Nova, e Ney Campelo, secretário da Secopa.

Durante o debate, os participantes discutiram como preparar a cidade para a Copa do Mundo e realizar um grande evento de futebol com a participação ativa das diversas instâncias da sociedade, proporcionando uma melhoria na gestão da cidade e, consequentemente, na vida dos soteropolitanos e dos turistas. "É isso que se chama legado institucional, é essa herança que a administração municipal busca deixar para a população depois da Copa", concluiu Leal.