O Bioplanet, projeto chancelado pelo governo federal e que o Plano de Promoção do Brasil, fornece biodiesel para os geradores de energia da Jornada Mundial da Juventude, que está sendo realizada no Rio de Janeiro. O projeto prevê a produção de 25 milhões de litros de Biodiesel em Arranjos Produtivos Locais (APL) nas Cidades Sedes e Centros de Treinamento do Mundial de 2014.

 

Estações de geradores de energia estão sendo abastecidas com biocombustível produzido a partir de óleo de cozinha. O combustível será usado em Copacabana e no Campo da Fé, em Guaratiba.  Numa parceria com o projeto Estrada Sustentável, o Bioplanet fornece biodiesel aos geradores de energia do palco onde estará o Papa Francisco.

A ação permitirá uma redução de até 60% nas emissões de gases de efeito estufa pelos geradores e uma redução de 12,6 toneladas de carbono equivalente (CO2e). Além da proteção de 60 milhões de litros de d’água com a coleta dos óleos residuais.

A produção do Biodiesel é no APL do Bioplanet no Polo Industrial de Sustentabilidade, localizado na zona norte da capital fluminense, que recebe a visita de crianças, jovens, peregrinos e autoridades.  A presidente do Conselho da Biotechnos, organização proponente do Bioplanet, Márcia Werle, destaca a promoção do Brasil e o legado com a execução da iniciativa. "O Bioplanet é um conceito de sustentabilidade, economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo. 

A Jornada Mundial da Juventude proporciona a projeção de uma plataforma de redução de emissões, educação ambiental, inclusão social e conscientização a partir da destinação correta do óleo residual gerado no Evento e seu exemplo global a ser replicado", conclui.

 

Fonte: Portal da Copa 

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608