Em sua coluna mensal no site da FIFA, o secretário geral da entidade, Jérôme Valcke, fez um balanço da Copa das Confederações. Ele elogiou a participação da torcida brasileira e falou sobre os aprendizados com o torneio, já pensando na organização da Copa do Mundo da FIFA em 2014.

“Após anos de planejamento, a Copa das Confederações da FIFA foi sem dúvida o primeiro teste verdadeiro para nós, organizadores. Todas as pessoas envolvidas atestaram que o torneio funcionou de forma bem-sucedida e as seleções, de acordo com os comentários recebidos, se sentiram em casa no Brasil. É claro que houve algumas dificuldades e deficiências. É por isso que este evento era tão importante. Ficamos muito satisfeitos de que elas tenham acontecido agora, para que possamos trabalhar para melhorar esses aspectos para 2014”, disse Valcke.

O dirigente informou que retornará ao Brasil entre 19 e 22 de agosto, para visitas aos estádios de São Paulo, Curitiba e Manaus. Valcke também disse que serão realizados seminários mensais com a participação de representantes das 12 cidade-sede, FIFA, Comitê Organizador Local e governo federal. O primeiro está marcado para o início de agosto. Também haverá treinamento dos operadores sobre a gestão sustentável dos estádios após 2014.

Valcke vou a falar da importância da entrega das arenas a tempo da realização de testes e da instalação da infraestrutura necessária. “O segredo fundamental do êxito do grande torneio do ano que vem é que possamos começar a instalar a infraestrutura complementar de tecnologia da informação, telecomunicações e transmissão de rádio e TV já no início de 2014 em todos os estádios – antes do que conseguimos fazer para a Copa das Confederações –, de modo a dar tempo para os testes e ajustes necessários. Os eventos e jogos realizados em cada arena – sejam partidas normais do Campeonato Brasileiro ou outros torneios – serão cruciais para testar as instalações, incluindo o transporte público e o grau de formação dos supervisores de segurança e voluntários durante eventos reais”, disse o secretário geral.

Ele citou ainda a venda de ingressos para o Mundial do ano que vem, com início marcado para 20 de agosto, e falou da expectativa com a definição das 32 seleções que vão participar da Copa.

“Atualmente, 87 equipes continuam na disputa pelas 27 cobiçadas vagas restantes ao longo das próximas semanas. Por essa razão, já estamos procurando o local onde o seminário para as seleções será realizado, contando com as presenças de todos os técnicos e assessores das delegações em fevereiro de 2014. Florianópolis é uma opção, mas a decisão sobre onde o evento acontecerá será tomada por volta de outubro deste ano”, informou.

Fonte: FIFA.com / Portal da Copa 

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608