A Prefeitura Municipal de Salvador, através do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 | Salvador cidade-sede (ECOPA), participou, nesta segunda-feira (03), do Seminário “Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos”, realizado no Hotel Pestana.
Na ocasião, o gestor do ECOPA, Leonel Leal, fez parte da mesa redonda Copa 2014: legado social e econômico para a população afrobrasileira e destacou que Salvador é conhecida mundo afora por sua população eminentemente afrodescendente e poderá, com a realização da Copa do Mundo da FIFA 2014, desenvolver ações que coloquem o negro em um lugar estratégico, de forma a possibilitar o incremento de ações inclusivas e, assim, a diminuição das desigualdades sociais.
Entre as autoridades presentes, estava o presidente do Conselho da Região Metropolitana de Atlanta, John Eaves. As Olimpíadas de Atlanta foram um grande exemplo de como um megaevento esportivo pode se transformar em estímulos ao empreendedorismo e à inclusão racial.
A Prefeitura de Salvador está preparando a cidade para a Copa através de uma construção coletiva, que conta com a contribuição de toda a sociedade, abrangendo poderes municipal, estadual e federal, cidades internacionais parceiras que podem compartilhar suas experiências em realizar grandes eventos, e a população, que deve ser a maior beneficiada com as ações desenvolvidas. “Faço um convite às entidades sociais para que possamos construir de forma coletiva a Salvador que queremos para a Copa e depois dela”, afirmou Leal.