Junho, além da Copa das Confederações – evento teste para a Copa do Mundo vencido pelo Brasil – foi marcado pela entrada massiva de turistas latino-americanos no país. Tão apaixonados quanto os brasileiros por futebol, os mexicanos, uruguaios, colombianos e mexicanos vieram em massa acompanhar os jogos.

A maior alta foi dos mexicanos: aumento de 77,7% em relação ao mesmo período do ano passado. A seleção mexicana disputou três jogos da Copa das Confederações sem se classificar para as semifinais do torneio. Mas o resultado negativo não deve desanimar a torcida mexicana a vir para a Copa do Mundo 2014 caso o país se classifique, já que aumentaram as facilidades para viajar entre os dois países. Além de não necessitarem mais de visto de entrada, os mexicanos contam com uma oferta maior de voos e de assentos disponíveis nas viagens ao Brasil. Em julho, o número de voos entre os dois países cresceu 14,29%, em relação a 2012, passando de 14 para 16 frequências semanais. O número de assentos também subiu, passando de 3.157 para 3.711, um aumento de 17,55%

“Eliminar barreiras que dificultam as viagens e aumentar a oferta de voos e assentos são medidas importantes para incrementar o turismo no continente latino-americano”, frisou o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Outros vizinhos latino-americanos também tiveram destaque no mês de junho. A entrada de colombianos aumentou 38,1%, a de argentinos, 20,3% e de uruguaios, 11,2%, países onde o futebol também é paixão nacional.

México, mercado prioritário

No final de 2011, o México foi incluído entre os 17 mercados prioritários para promoção turística do Brasil no exterior. Com isso, passou a entrar na lista de países que recebem o cardápio de ações Embratur, como ações de relações públicas e campanhas publicitárias.

Em maio deste ano, a Embratur realizou, na cidade do México uma das 13 edições do Goal to Brasil – evento de relacionamento com a imprensa e operadores de turismo local. Na época, foram apresentados produtos turísticos brasileiros de interesse daquele mercado, com destaque para o Rio de Janeiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Embratur