A apresentação do grupo folclórico Boi de Morros do Maranhão na Praça Navona, em Roma, na Itália, marcou o início da promoção internacional das Festas Juninas pela Embratur. O Boi de Morros chamou a atenção não só dos italianos, mas de turistas de vários outros países que passavam pelo local na última quinta-feira (22.08).
A programação, realizada em um restaurante da praça, foi voltada para operadores de turismo, jornalistas e público final. Além do grupo, a ação contou com exposições sobre as principais manifestações culturais que ocorrem durante o mês de junho no Brasil. Foi servido um cardápio com pratos típicos do período, como pé-de-moleque, cocada, bolo de fubá, arroz carreteiro, entre outros.
Essa foi a primeira edição do programa “Vivência Brasileira”, que pretende associar os festejos juninos à imagem do Brasil no exterior e mostrar ao turista estrangeiro a diversidade da cultura popular brasileira. “Queremos aproveitar o fato de a Copa do Mundo acontecer exatamente em junho para agregar mais um elemento forte da nossa cultura ao imaginário mundial”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Para promover e divulgar as festas juninas no cenário internacional, a Embratur lançará um edital de chamamento público no valor de R$ 3 milhões para que estados e municípios apresentem projetos de divulgação das festas juninas. O objetivo é transformar as festas juninas em ícone da cultura brasileira no exterior. Além disso, a Embratur está organizando uma série de ações de marketing, comunicação digital e participação dos estados das regiões Norte e Nordeste em feiras internacionais para promoção dos festejos típicos.