O Estádio de Pituaçu, em Salvador, que deve ser utilizado como Campo Oficial de Treinamento (COT) durante a Copa do Mundo de 2014, inaugurou o Centro de Visitação Solar, espaço destinado a difundir o uso de tecnologias inovadoras e renováveis. O estádio se tornou autossuficiente com o uso de energia solar, desde que o sistema foi inaugurado em abril de 2012. Até julho deste ano, o local produziu cerca de 724 megawatts de energia, uma economia de R$ 245 mil para o estado da Bahia.

 

 

O Centro de Visitação Pituaçu Solar integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Cerca de R$ 400 mil foram investidos na implantação e operação do local. Estudantes e visitantes interessados em aprender sobre a geração solar fotovoltaica, bem como conhecer na prática uma usina geradora, podem visitar o espaço.

 

Segundo Ana Carolina, 16 anos, as informações prestadas pelos monitores que conduzem a visita foram de fundamental importância, “pois vão contribuir para o nosso trabalho escolar, especialmente sobre a experiência da utilização da energia limpa”, disse. O estudante Bruno Pedra, 17 anos, considerou rica e produtiva a visita. “Aprendemos coisas que muito de nós, não sabíamos. Especialmente sobre os painéis solares que nos foram apresentados e que me chamaram muita atenção”, revelou.

 

“Priorizamos, nesta visita, as presenças dos alunos que estão à frente da nossa tradicional Feira de Ciências. Queríamos que eles assimilassem os conteúdos de sala de aula em uma atividade extraclasse como esta, vivenciando, na prática, os conhecimentos que são teoricamente explicados. Tenha certeza de que não poderia ter sido em um outro local, não fosse este aqui. Tudo veio a calhar!”, afirmaram as professoras Núbia Almeida, Clementina Casqueiro e Vilma Sueli, que conduziam o grupo.

 

O centro ficará aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Às terças-feiras, o agendamento é direcionado ao público infantil (crianças de até 12 anos). A visita é gratuita, mas é sugerido que sejam levados alimentos não perecíveis para serem doados a uma instituição beneficente. O visitante que levar lâmpadas incandescentes e a cópia da última conta de energia vai receber um kit com até três lâmpadas fluorescentes econômicas, além de folders educativos sobre economia de energia. O agendamento é feito pelo telefone (71) 9692-0224.

 

Fonte: Secom Bahia / Portal da Copa

 

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608