Na última terça-feira (18), a Prefeitura de Salvador recebeu uma comissão da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), vinculada ao Ministério do Esporte, na central de videomonitoramento do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M), em Ondina, para conhecer a estrutura operacional de segurança que utiliza Tecnologia de Informação e Gestão (TIC’s), gerida pelo município.

A visita à capital baiana, realizada entre os dias 17 e 18 de outubro, dá continuidade às inspeções que os representantes do governo federal vêm fazendo nas cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 e tem como objetivo conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas relacionadas à área de segurança e promover a implantação de uma Comissão Estadual de Acompanhamento Permanente das ações de segurança pública e defesa civil relacionadas aos megaeventos esportivos.

No encontro, estiveram presentes membros do Escritório Municipal da Copa do Mundo (ECOPA), da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (SUSPREV), da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (TRANSALVADOR), da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (COGEL), da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP – BA) e da Secretaria Estadual da Copa (SECOPA).

Segundo o presidente da COGEL, Nailton Lanthyer, a administração municipal já possui um expertise em gestão de segurança com uso de tecnologia  em grandes eventos, a exemplo do Carnaval, que é considerado o maior evento de rua do mundo. Para fortalecer as ações de segurança nos eventos esportivos que serão realizados em Salvador, foi anunciado que a prefeitura e o governo estadual irão assinar um protocolo de cooperação, que prevê ações complementares entre as duas instâncias, envolvendo a SUSPREV e a SSP, unificando as câmeras de videomonitoramento referentes a cada órgão.