A capital baiana terá 1.880 placas de sinalização para orientação de moradores e turistas, a partir do próximo ano, quando acontece a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Os novos equipamentos, dos quais 260 serão os primeiros do Brasil, de caráter interativo, com o uso da tecnologia QR Code, contarão com investimentos de R$ 6,4 milhões, captados junto ao Ministério do Turismo e disponibilizados pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e Prefeitura de Salvador.

Durante encontro na sede da Setur, nesta sexta-feira (4), o secretário Domingos Leonelli apresentou o projeto ao titular da pasta do turismo do município, Guilherme Bellintani. A concepção do projeto executivo, que teve investimento de R$ 444 mil da Setur, prevê a implantação de 1.350 placas de orientação rodoviária, 270 de rotas de pedestre e 260 interpretativas, em inglês e português.

“Estas últimas terão um caráter interativo, com uma conexão com o portal Bahia, onde baianos e turistas poderão ter informações detalhadas dos equipamentos turísticos sinalizados, como praias, monumentos, museus, centros de cultura, dentre outros”, explicou Leonelli.

De acordo com o diretor de Projetos da Setur, Antônio Sérgio Pedreira, o projeto está em fase de conclusão e será entregue este mês à Caixa Econômica Federal, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Prefeitura de Salvador, para as últimas análises e aprovação final.

Segundo Guilherme Bellintani, as fases seguintes serão as de licitação, já em novembro, e implantação das placas no próximo ano. A previsão é que os serviços sejam concluídos até a Copa do Mundo de 2014. “Este esforço faz parte da parceria entre a Prefeitura e o Estado, e os equipamentos serão muito importantes não só para turistas, mas também para os moradores da cidade”.

Distribuição das placas 

Rodoviária - Implantadas 1.350 placas nos principais eixos de deslocamento da cidade, avenidas e ruas, orientando e direcionando os visitantes aos atrativos

Rotas de Pedestres - Implantadas 270 placas para orientação dos visitantes que circulam a pé em cinco áreas prioritárias (Centro Histórico e entorno,Cidade Baixa (Comércio), Campo Grande e entorno, Península Itapagipana e Barra

Interpretativa - Confeccionadas 260 placas de sinalização interpretativa, bilíngue, para os atrativos turísticos efetivos - edificações com valor histórico-cultural, praças, mirantes, parques e unidades de conservação, mapas animados, mirantes, entre outras, todas com o sistema QR-Code, oferecendo a possibilidade de acessar com mais detalhes cada atrativo via internet.

 

Fonte: SECOM

 

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608