A Embratur publica, nesta quarta-feira (9.10), o edital de chamamento público para seleção de projetos para apoio à promoção turística das festas juninas. No valor total de R$ 3 milhões, o edital apoiará propostas com valores entre R$ 100 mil e R$ 300 mil que venham de entidades de turismo estaduais, municipais e do Distrito Federal.

“Com a realização da Copa em junho, será uma excelente oportunidade para diversificar a imagem que o estrangeiro tem da cultura brasileira”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino. “Além do Carnaval, do qual temos muito orgulho e queremos que continue sendo um dos nossos principais produtos, temos outros festejos bem enraizados em nossa cultura”.

Na avaliação de Dino, a consolidação das festas juninas como um produto turístico de caráter internacional contribuirá para incentivar a entrada de turistas em um mês tradicionalmente de baixa temporada. O prazo para inscrição e envio das propostas ao SINCOV (Sistema de Convênios e Repasses do Governo Federal) começa na próxima quinta-feira, 10 e termina no dia 24 de outubro. A publicação do resultado final das propostas será em 26 de novembro.

A Embratur apoiará projetos de produção de material promocional, campanhas publicitárias e realização de eventos no exterior. As ações devem ser efetuadas nos países prioritários para a estratégia promocional da Embratur. São eles: Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Canadá, México, Peru, Venezuela, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.

Itália

A política promocional das Festas Juninas foi lançada em agosto, em Roma, na Piazza Navona, com apresentação do grupo Boi de Morros, do Maranhão. Na ocasião, a Embratur serviu ao público presente um cardápio com pratos típicos do período, como pé de moleque, cocada, bolo de fubá, arroz de carreteiro, entre outros.

Também no Goal to Brasil Colômbia, realizado em setembro, a Embratur levou uma quadrilha junina da cidade de Palmas (TO). “A Embratur está com ações alinhadas para transformar as festas juninas em um produto consolidado no exterior. Precisamos acrescentar ao imaginário coletivo mundial uma nova imagem do Brasil. Queremos que o turista estrangeiro associe o Brasil também com esses festejos, assim como faz com o carnaval”, ressalta a diretora de Mercados Internacionais, Leila Holsbach.

 

Fonte: Portal da Copa

 

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