Com objetivo de estimular ainda mais o uso da bicicleta em Salvador, o Movimento Salvador Vai de Bike está ampliando a divulgação dos serviços através de rádio, TV, impressos, além de outdoors e mobiliário urbano espalhados por toda a cidade. O intuito é atrair cada vez mais adeptos a este meio de transporte, além de esclarecer a população, principalmente motoristas e ciclistas, de forma a cumprir as regras de trânsito e estabelecer uma boa convivência entre todos, utilizando com harmonia o espaço público.
 
Somente nos primeiros 15 dias de Salvador Vai de Bike, o movimento já registrou 10.148 cadastros, 5.856 habilitações e 5.638 viagens com as “laranjinhas” - bicicletas disponibilizadas ao público pelo banco Itaú, em parceria com a Prefeitura. O cadastro pode ser feito nos siteswww.salvadorvaidebike.salvador.ba.gov.br e bikesalvador.com. É possível também fazer o cadastro via aplicativo de celular. 
 
De acordo com o secretário do Escritório Municipal da Copa do Mundo (Ecopa), Isaac Edington, um dos órgãos envolvidos no movimento, até o final do ano, Salvador terá 40 estações de bicicletas compartilhadas. Ainda este mês, será inaugurado o novo circuito de ciclofaixa no bairro do Comércio. A ação, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, com a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, também possibilita melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos. 
 
O secretário afirma que em todos os países onde o sistema foi implantado, o compartilhamento de vias foi importante para o bom andamento do movimento. “É uma grande mobilização, com o objetivo de engajar a todos mostrando que o ciclista não é intruso, mas que tem todo o direito de andar nas vias tanto quanto os carros e ônibus”, completou Edington. 
 
O Código de Trânsito Brasileiro deixa claro que as bicicletas têm espaço nas ruas e que a distância de 1,5m divulgada nas campanhas do movimento é obrigatória, além claro da prioridade dada a quem trafega nas duas rodas. Além dos meios de comunicação, serão distribuídos panfletos em estacionamentos e nos principais cruzamentos da cidade e garagens de ônibus orientando a população.
 
 
Fonte: Agecom 
Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608