Evento aconteceu nesta sexta-feira, no Itaigara

Na última sexta-feira (18), a Prefeitura Municipal de Salvador, através do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA 2014 | Salvador cidade-sede (ECOPA), participou da abertura da 2ª Reunião de Alinhamento de Segurança Pública e Reunião da Câmara Temática Nacional de Segurança – Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, realizada no Hotel Fiesta Bahia, no Itaigara.

 

Embora o quesito segurança pública seja uma atribuição do Governo do Estado, o gestor do ECOPA, Leonel Leal, presente no encontro, enfatizou a importância de um trabalho coletivo, com a participação de todas as instâncias de maneira integrada e complementar. "A Prefeitura de Salvador já tem um trabalho conjunto com o Governo do Estado no âmbito da segurança, através do videomonitoramento da capital. Para os grandes eventos que sediaremos, a tendência é ampliarmos essa complementaridade das ações. Durante as competições, precisamos garantir a sincronia das ações, não só de segurança, mas de mobilidade, acesso à cidade e todas as outras", afirmou Leal.

 

A reunião desta sexta dá continuidade às discussões que já vêm sendo realizadas pela Câmara Temática Nacional, com o objetivo de construir o Plano de Segurança para a Copa do Mundo, que prevê a interação de todos os órgãos de segurança de níveis municipal, estadual e federal. 

 

O evento reuniu representantes da área de segurança referentes aos estados nordestinos que sediarão jogos da Copa, que são Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além do governo federal. Instituições como o Ministério do Esporte, Ministério da Justiça, Instituto Pedro Mello e Agência Brasileira de Inteligência puderam conhecer as ações de cada capital, ao mesmo tempo em que buscaram identificar estratégias de alinhamento das ações de segurança que devem ser desenvolvidas nos megaeventos. 

 

Entre as autoridades presentes estavam o coordenador de eventos da Polícia Federal, Felipe Tavares Seixas, o assessor especial do Ministério do Esporte, Joel Benin, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, e o Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, José Ricardo Botelho. 

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608