A versão final do catálogo de Centros de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo da FIFA 2014 tem 83 opções. Cada uma das 32 equipes qualificadas para o Mundial de 2014 fará a escolha do local que usará como base durante o torneio a partir dessa listagem. Os CTS são compostos por um local de treinamento e um hotel oficial, ambos localizados próximos a um aeroporto. 
 
Durante o processo de seleção, houve 403 inscrições em quatro janelas. Ao todo, as equipes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) inspecionaram 281 campos em 25 estados e no Distrito Federal. Os detalhes da publicação foram apresentados na tarde desta terça-feira, durante evento no Centro de Treinamento do São Paulo, na capital paulista.
 
A listagem final trouxe a inclusão de 16 novos CTS em relação à versão anterior, que continha 70. As novidades são Aracaju (SE), João Pessoa (2) (PB), Foz do Iguaçu (2) (PR), Cachoeirinha (RS), Gravataí (RS), Sete Lagoas (MG), Vespasiano (MG), Teresópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Bragança Paulista (SP), Sorocaba (SP), Porto Feliz (SP), Cotia (SP) e São Paulo (SP). Três foram retirados. A Vila Olímpica do Corpo de Bombeiros, em Brasília, e o CT do Palmeiras, em São Paulo, serão usados agora como Campos Oficiais de Treinamento. Uma estrutura em Florianópolis foi retirada por problemas ambientais. Na divisão por regiões, ficaram quatro CTS no Norte, sete no Nordeste, três no Centro-Oeste, 47 no Sudeste e 22 no Sul. 
 
"Temos um programa de nacionalização da Copa e das Olimpíadas, para dividir de forma mais equânime os benefícios dos grandes eventos. Os Centros de Treinamento constituem uma oportunidade de redistribuiçao desses benefícios. Consolidar essas cidades como CTS, ainda que algumas não sejam escohidas por uma Seleção, coloca o local numa lista importante, inclusive para outros eventos", afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
 
"Com essa lista, temos o primeiro mapeamento técnico da infraestrutura nacional, que servirá como referência, por muito tempo, para um país que está aproveitando a Copa para modernizar as arenas e seus centros de treinamento. Para as cidades escolhidas, será a oportunidade de visibilidade e de incremento do turismo e de investimentos", afirmou o presidente do Comitê Organizador Local, José Maria Marin. 
 
Após o sorteio final das chaves da Copa do Mundo, marcado para 6 de dezembro, na Costa do Sauípe (BA), as equipes terão até janeiro de 2014 para anunciar a base escolhida no Brasil. De acordo com o regulamento do torneio, as seleções qualificadas precisam chegar ao país-sede até cinco dias antes de seu primeiro jogo. Segundo informações da FIFA, o catálogo completo estará disponível para download a partir desta quarta-feira (31.10) no site da entidade. 
 

Conheça alguns dos requisitos para os CTS:

Deve estar disponível para utilização exclusiva da seleção participante por um período de pelo menos 45 dias durante a Copa do Mundo da FIFA.

O hotel deverá ter no mínimo três estrelas e estar localizado a aproximadamente 20 minutos do referido centro de treinamento, considerando o deslocamento feito com a utilização de batedores.

O hotel deverá estar localizado a, no máximo, uma hora de distância de um aeroporto que comporte aeronaves com capacidade de 120 passageiros, considerando o deslocamento feito com a utilização de batedores.

A instalação deve ter pelo menos um campo em excelentes condições, construído de acordo com os parâmetros internacionais estabelecidos pela FIFA/COL, que esteja situado, no máximo, a 20 minutos do hotel proposto, caso ambos não sejam no mesmo lugar.

As dimensões do campo deverão ser, preferencialmente, de 105m x 68m, aceitando-se campos com comprimento mínimo de 102m e largura mínima de 67m e com áreas livres mínimas de 7,5m atrás dos gols e 6m nas laterais.

É desejável que haja outro campo com dimensões mínimas de 52,5m x 68m, adjacente ao campo principal, para treinamentos específicos, com as mesmas características de gramado e sistema de iluminação.

 

Fonte: Portal da Copa

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608