Dando continuidade às atividades do Workshop Salvador-Barcelona, que reúne na capital baiana especialistas baianos e espanhois em torno do assunto megaeventos esportivos mundiais, técnicos do município se reuniram em Grupos de Trabalho com profissionais que que trabalharam ativamente na organização dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, que significaram um grande marco para aquela cidade.

 

Os grupos foram divididos em oficinas que contemplaram três importantes eixos temáticos no  âmbito da preparação de Salvador para a Copa do Mundo de 2014: Legado, Governança e Turismo. Os profissionais locais puderam aprofundar as discussões que foram iniciadas no dia anterior, no Seminário para Transferência de Conhecimento no Âmbito da Organização de Grandes Eventos Esportivos Mundiais Salvador-Barcelona, com acesso a maiores informações sobre as estratégias que foram desenvolvidas em Barcelona para que se tornasse um caso de sucesso após a realização das Olimpíadas.

 

O especialista que falou sobre legados foi Enric Truñò, conselheiro dos esportes de 1981 até 1995 e membro do Comitê Executivo Olímpico Barcelona 92. Já o grupo que discutiu sobre as ações de turismo interagiu com Xavier Civit, funcionário do Corpo Superior da Administração do Governo da Cataluña, e a equipe que abordou a governança interagiu com Carmen San Miguel, diretora da Divisão de Planejamento e Controle do COOB’92 e do pessoal de operação dos Jogos Olímpicos.


Os órgãos municipais que tiveram representantes nos grupos de discussão  foram o Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA | Salvador cidade-sede (ECOPA), a Casa Civil, a Secretaria Municipal dos Transportes e Infraestrutura (SETIN), a Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão (SEPLAG), a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (SUSPREV), a Empresa Salvador Turismo (SALTUR), a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (SETAD), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (SESP), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação, e Meio Ambiente (SEDHAM) e a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT).


Em cada grupo de trabalho, os especialistas espanhois apresentaram ações bem sucedidas que foram realizadas em Barcelona. Após a apresentação, os participantes discutiram as iniciativas, adaptando-as à realidade soteropolitana, as quais poderão ser incorporadas ao Plano Diretor da Copa do Mundo em Salvador e colocadas em prática a partir de 2012. Para o próximo ano, está prevista também a realização de cursos de capacitação de agentes municipais, com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608