O planejamento das ações de proteção ao consumidor/ turista na Copa do Mundo de 2014 foi discutido nesta segunda-feira (18.11), em Salvador, durante reunião entre representantes dos ministérios da Justiça e do Turismo e da Embratur, além da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa) e do Procon da Bahia.

O objetivo do encontro, realizado nas 12 cidades-sede da Copa, é prevenir eventuais conflitos e estabelecer o monitoramento das relações de consumo durante o evento através do Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Plano Nacional de Consumo e Cidadania. Criado em março deste ano, o comitê é coordenado pelo Ministério da Justiça e tem como membros o Ministério do Turismo, Secretaria de Aviação Civil, Ministério da Saúde, Ministério dos Transportes, Embratur, Anac, Infraero, ANTT e Anvisa.

A principal preocupação dos órgãos de defesa do consumidor para o período do megaevento é com a prestação de serviços, como hospedagem, locais de retirada de ingressos, alimentação e bebidas, além do transporte urbano, interestadual e aéreo. “Com relação às passagens aéreas, foi realizado um diagnóstico do preço das passagens e as companhias aéreas comunicadas, para que não tenhamos valores abusivos e que o consumidor volte ao Brasil aproveitando serviços de qualidade”, afirmou o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Amaury Oliva.

Os torcedores que visitarem a Bahia durante o evento contarão com um aplicativo móvel exclusivo para registrar reclamações contra estabelecimentos e prestadores de serviço. Disponível para os principais aparelhos smartphones a partir de dezembro deste ano, o Reclame Turismo vai funcionar de forma integrada com o Procon e reforça outros serviços de atendimento, a exemplo do Disk Turismo e Guias e Monitores.

De acordo com o superintendente do Procon-Bahia, Ricardo Maurício Freire Soares, a fiscalização em hotéis, bares e restaurantes está sendo intensificada. O órgão, que já está presente no aeroporto internacional de Salvador com um posto avançado de atendimento, criou também o Procon Torcedor. “Trata-se de uma unidade voltada para solucionar problemas referentes à aplicação do Estatuto do Torcedor durante a Copa”.

 

Fonte: Portal da Copa

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608