“É impressionante o que vimos hoje”. Esta foi a frase de Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA, após a visita realizada por ele, o ídolo Ronaldo Fenômeno, como membro do Conselho Administrativo do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA™ Brasil 2014 (COL), e o ministro do esporte, Aldo Rebelo, à Arena Fonte Nova, nesta terça-feira, em Salvador. Acompanhada do governador da Bahia, Jaques Wagner, e do prefeito em exercício da capital baiana, Edvaldo Brito, a comitiva pôde conferir de perto o estádio.

Primeiro, por volta das 16h, as autoridades sobrevoaram a Arena a bordo do helicóptero do Governo e, em seguida, visitaram o canteiro de obras, provocando um verdadeiro alvoroço entre os operários, que queriam ver, principalmente o ídolo Ronaldo. Durante a coletiva de imprensa, realizada logo depois da visita, o fenômeno retribuiu o carinho, dizendo que, antes da bola rolar oficialmente nos gramados, durante a Copa do Mundo ou das Confederações, irá realizar um desafio entre um time formado por ele e alguns amigos e outro formado por integrantes da mão de obra dos estádios brasileiros. “Gostaria de parabenizar a todos os operários das obras. Não temos mais o que duvidar para a Copa do Mundo acontecer no Brasil”, disse o craque.

O ministro do esporte, Aldo Rebelo, também parabenizou Salvador pelo trabalho que vem sendo realizado e reiterou que todos os esforços do Governo Federal estão sendo feitos para que a Copa no Brasil seja um sucesso. Rebelo disse, ainda, que a capital da Bahia tem um diferencial para receber o megaevento esportivo, a sua experiência com grandes acontecimentos. “Salvador é habituada e familiarizada com grandes festas. Quantas cidades no mundo realizam um carnaval como o daqui?”, questionou ele, que também afirmou que a Lei Geral da Copa deve ser votada, no máximo, até o mês de março.

Anfitriões da cidade-sede, o governador Jaques Wagner e o prefeito em exercício de Salvador, Edvaldo Brito, ficaram satisfeitos com a reação das demais autoridades que estão à frente do processo de preparação do país para a Copa. O governador disse que pretende entregar boa parte do metrô da Paralela até 2014 e o professor Edvaldo Brito disse que o município vai contribuir para que todos os projetos sejam realizados. "Compareci à solenidade e dei as boas vindas explicando que a ausência do prefeito João Henrique deve-se ao fato de que ele foi cuidar dos meios necessários à efetivação da mobilidade urbana, e que nós estamos em perfeita sintonia com o governo do estado formando um time com o objetivo de fazer o gol. A prefeitura municipal não vai medir esforços para que essa seja a melhor de todas as copas", disse o professor.

O anúncio que pode confirmar o nome de Salvador como sede da Copa das Confederações, em 2013, só será feito no próximo mês de junho, mas, a expectativa dos organizadores locais do evento é boa, uma vez que a obra da Arena Fonte Nova terminará o mês de janeiro com mais de 51% dos trabalhos concluídos. “Pelas declarações que dá, o corpo técnico da FIFA aprova o andamento das obras. Não podemos afirmar, mas estamos otimistas de que realizaremos o grande teste para a Copa do Mundo já em 2013, quem sabe até com um jogo da seleção aqui em Salvador”, concluiu Leonel Leal, gestor do Escritório Municipal da Copa (ECOPA).