O Projeto Viva Coração realiza, nesta quarta-feira (18), às 8h30, no Mercado Modelo (Comércio), mais um treinamento voltado para os funcionários, que serão capacitados no atendimento à vítima de parada cardíaca. Na ocasião, serão instalados dois desfibriladores externos automáticos, na administração e no segundo andar do mercado. Após o curso, todos os participantes receberão um certificado.

O Projeto Viva Coração é coordenado pelo Samu-192 e visa garantir o primeiro socorro em vítimas de paradas cardíacas ou arritmia severa, nos pontos de grande circulação da cidade, como estações de transbordo e instituições públicas. Durante o treinamento, é apresentado um conjunto de ações que devem ser realizadas, com o objetivo de manter as funções vitais da vítima, em especial, para sustentar a oxigenação e o funcionamento de órgãos vitais.

A capacitação faz parte do cronograma para 2012, que prevê a instalação de equipamentos na Assembleia Legislativa, Câmara dos Vereadores, Prefeitura Municipal, Secretaria da Saúde, Governadoria, Posto Policial do Porto da Barra e Plano Inclinado da Liberdade.

Já contam com desfibriladores as ambulâncias de suporte básico do Samu, estações da Lapa, Pirajá, Mussurunga, Iguatemi e Calçada; Ministério Público da Bahia, Fórum Ruy Barbosa, USF Arenoso e a sede do Samu.