Buscando otimizar o trabalho de preparação da cidade para a Copa do Mundo, o Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (ECOPA) realizou, na manhã desta quinta-feira (26), no auditório do Instituto de Previdência Social (IPS), a palestra "Programa 5S: Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho", ministrada por Margarida Alves, consultora e palestrante com atuação na área de Gestão de atendimento ao cliente, 5S e gestão de processos.

O objetivo do encontro foi a troca de conhecimento sobre a ferramenta japonesa de gestão 5S, que consiste na reunião de cinco tipos de habilidades, que devem ser desenvolvidas pelos funcionários de uma organização. Entre as atividades estão os sensos de Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina.

Entre os benefícios alcançados por este modelo de gestão, destacam-se a extinção de desperdícios, a prevenção de acidentes, o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade de vida e do trabalho e o incentivo ao trabalho em equipe.

Além do ECOPA, a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) também irá inovar a sua administração. Para o gestor do ECOPA e assessor de RI do município, Leonel Leal, a iniciativa vai contribuir com a formação de uma equipe cada vez mais qualificada e pronta para enfrentar grandes desafios, como a Copa do Mundo.