Os empreendimentos da agricultura familiar com intenção de participar da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável têm até 14 de fevereiro para manifestar interesse. As inscrições para participar do evento foram prorrogadas e podem ser feitas no site do Ministério do Desenvolvimento Social. A ficha deve ser preenchida e enviada para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Para os agricultores familiares, é uma oportunidade de promover os produtos que cultivam durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016. “A campanha é uma excelente oportunidade para apoiar as cooperativas na comercialização e promoção de vendas de seus produtos”, afirma o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Nilton Pinho de Bem.
Os empreendimentos selecionados terão quiosques em dez cidades-sede da Copa e participarão de eventos durante sete dias da competição em cada cidade, entre 11 e 27 de junho de 2014, dependendo do local. Cada estande contará com a participação de seis empreendimentos da agricultura familiar representando seus produtos.
Inserção
A campanha Brasil Orgânico e Sustentável consiste em inserir os produtos orgânicos, da agricultura familiar, em pontos de degustação, canais de venda direta, participação em eventos de projeção nacional e internacional, sempre com a marca Brasil Orgânico e Sustentável. Esses produtos estarão presentes também nos eventos esportivos e nos demais eventos paralelos à realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014.
O projeto é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Esporte (ME) em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e com a Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos).
Seleção
Os interessados devem possuir um ou mais dos seguintes selos: Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf); Produto Orgânico do Brasil; Comércio Justo; Identificação Geográfica; maior percentual de sócios inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal; ou acessar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Também é indispensável ter produtos com padrão de oferta aos mercados de bares, hotéis, restaurantes e no varejo, além de ter interesse em inserir e/ou ampliar a oferta de seus produtos nesses setores.
Cada empreendimento deverá preencher integralmente o questionário de seleção no site do MDS e enviar o email de confimação até as 23h59 de 14 de fevereiro.
Fonte: Portal da Copa