Um movimento inovador e global que usa a força do futebol para atingir um desenvolvimento social sustentável. Este é o “Football for Hope”, um projeto criado em 2005 pela FIFA, que apoia instituições que utilizam o futebol como instrumento em seus programas sociais.

Organizações comunitárias e não governamentais de todo o mundo são contempladas pelo “Football for Hope”. Desde a sua criação, o projeto já apoiou 426 programas em 78 países, inclusive no Brasil. A iniciativa representa para o país mais um legado da Copa do Mundo da FIFA 2014™ e, já atende 25 instituições brasileiras que recebem um auxílio de até R$100mil anuais.

Na Bahia, o Instituto Fazer e Acontecer (IFA) foi o projeto escolhido para receber apoio em 2014. A unidade atua promovendo atividades educativas e culturais para adolescentes de comunidades de baixa renda de Salvador e da região do semiárido baiano, nas cidades de Serrinha, Teofilândia, Barrocas, Araci, Conceição do Coité, Santa Luz, Biritinga e São Domingos.

No IFA mais de 120 jovens participam de aulas de cidadania e atividades esportivas, que vão além do futebol, ensinando também vôlei, capoeira, basquete, entre outras modalidades. O instituto também atua com um programa de capacitação de agentes comunitários de esporte e recreadores e na realização de atividades culturais, como passeios a teatros, museus, shows e cinemas.  Para conhecer as atividades do IFA, acesse:www.institutofazeracontecer.org.br.

Além do apoio financeiro, os beneficiados contam também com a promoção e inserção dos membros das instituições em eventos, como, o Fórum Football for Hope, o Festival Football Hope e Programa de intercâmbio, boas oportunidades de promoção da capacitação dos envolvidos e discussão a cerca dos assuntos de relevância.

A escolha das organizações: Através de uma pesquisa encomendada pela FIFA, entre 2012 e 2013, foram detectadas as instituições sociais no Brasil que atendem aos critérios estabelecidos pelo projeto. Num primeiro momento, 198 instituições foram selecionadas por atenderem ao critério inicial, ou seja, utilizarem o futebol como ferramenta em suas ações de transformação social. Após a verificação do registro legal e submissão de questionário, 37 organizações foram consideradas elegíveis e, destas, 25 já estão recebendo o apoio. Haverá uma nova etapa de submissão de projetos para selecionar instituições que serão apoiadas em 2015. Confira lista completa de organizações brasileiras apoiadas em 2014 e saiba mais em: pt.fifa.com/mm/document/afsocial/footballforhope/02/26/41/32/22_01_2014_footballforhope_brazil_pt_portuguese.pdf

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608