Dando continuidade ao processo de construção de planos operacionais para a Copa do Mundo da FIFA 2014, o grupo de trabalho de Segurança da Prefeitura Municipal de Salvador se reuniu nesta segunda-feira (5), na sede do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (ECOPA), no bairro de Nazaré, para discutir as estratégias municipais de segurança que devem ser desenvolvidas no período do Mundial.

Entre as ações contempladas, destacam-se o plano de contingência para chuvas, as medidas de segurança durante os jogos e a definição das áreas de exclusão e circulação de transeuntes. As atividades elencadas seguem as orientações estabelecidas pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), vinculada ao Ministério da Justiça.

O planejamento municipal deverá se unir às estratégias do governo do estado e, em interação com o governo federal, as instâncias vão elaborar o Plano de Segurança Pública de Salvador para a Copa do Mundo, que deverá aprovado pela FIFA.

A primeira versão do plano unificado pelas três esferas de governo deve ser apresentada à FIFA ainda no primeiro semestre de 2012.

Os órgãos municipais que compõem o GT de Segurança são a Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão (SEPLAG), a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (TRANSALVADOR), a Defesa Civil de Salvador (CODESAL) e a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (SUSPREV). Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (COGEL) foram convidados a participar do encontro.