Salvador receberá o projeto Cidades da Copa, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), nesta segunda-feira (24). O programa, que será lançado às 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Gestão, no Vale dos Barris, tem como objetivo deixar um legado para as capitais que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014. O projeto prevê ainda que todos tenham direito à prática de atividades físicas através do esporte.

O evento contará com presenças ilustres, como a presidente do IEE, ex-atleta e medalhista olímpica Ana Moser, e do diretor de Esportes de Salvador, Téo Senna, além de representantes do mundo esportivo.

Ana Moser falou sobre a chegada do projeto à capital baiana e explicou a importância do trabalho que está sendo desenvolvido. "A cada etapa, sentimos que o movimento na direção do legado esportivo dos grandes eventos tem se fortalecido. Também contamos, cada vez mais, com as instituições públicas e privadas das capitais, que estão adquirindo a consciência de priorizar a estrutura do esporte voltada para a população. Dessa forma, vamos nos aproximando do ideal de fazer valer ao máximo as oportunidades que o Brasil possui para se desenvolver por meio do esporte", disse ela.

Primeira fase

A primeira fase do Cidades da Copa avaliará a situação de todas as capitais que sediarão a Copa, isoladamente. Temas como estrutura voltada para a prática esportiva, incentivos governamentais, educação física nas escolas, formação de professores e atividades já desenvolvidas junto ao setor estão em pauta.

Após a avaliação, os profissionais envolvidos no trabalho farão um plano de ação, com o objetivo de contribuir com a administração pública para garantir que todos tenham o direito de ter acesso às práticas esportivas.

Lançamento do “Cidades da Copa” em Salvador
Data: 24 de março (segunda-feira)
Local: auditório da Secretaria Municipal de Gestão (Vale dos Barris, nº 125)

Fonte: Secopa