Depois de ser escolhido sede da Copa do Mundo da FIFA, os olhos do mundo estão voltados ao Brasil. E as lentes que possibilitam essa interação são aquelas presas às câmeras de empresas de comunicação de diversos países interessados em registrar as maravilhas deste lugar.
Empenhado em fortalecer a imagem do Brasil no contexto internacional, o diretor de Mercados Internacionais do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), Marcelo Pedroso, ressalta o aumento da repercussão do país no mundo. “A escolha do Brasil como sede da Copa e Olimpíadas significou uma grande exposição no mundo todo, o que aumentou, naturalmente, o interesse pelo país como destino turístico. Em se tratando da Copa, esta será uma chance real de alavancar de forma exponencial a imagem do Brasil no exterior, com reflexos altamente positivos para toda a cadeia produtiva do turismo nacional”, explicou Pedroso.
Salvador, uma das principais cidades-sede do Mundial, tem sido alvo das atenções externas. Exemplo disso é a vinda da equipe da empresa britânica IMG Sports Media, que chegou à cidade na semana passada para gravar um programa, intitulado FIFA World Cup Magazine, que será distribuído a empresas ao redor do mundo detentoras de imagens da Copa do Mundo da FIFA, com o objetivo de divulgar as cidades-sede.
A capital baiana é a quinta cidade por onde passam os britânicos, antecedida por Recife, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. E confirmaram as riquezas da cidade. “Salvador é uma cidade muito bonita, com diferentes lugares e coisas para conhecer. As pessoas daqui são muito receptivas”, destacou o assistente de produção, Richard Milway.
Os visitantes permanecem na cidade até esta quinta-feira, 22 de março, e estão desenvolvendo uma programação bastante diversa. A agenda de compromissos envolve visita à arena Fonte Nova, entrevista com gestores públicos, passeio turístico pela cidade, programas gastronômicos e registro dos treinos dos times do Bahia e do Vitória, bem como do último jogo do Ba-vi.
Segundo o gestor do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (ECOPA), Leonel Leal, a procura é um resultado natural da projeção dada pela Copa do Mundo à cidade e do trabalho que vem sendo desenvolvido. “Nossa expectativa é de que esse interesse seja crescente. À medida que os projetos serão colocados em prática, conseguiremos atrair a atenção do mundo com uma frequencia cada vez maior”, comemora Leal.