O Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, sediou no último domingo, 23 de março, o treinamento das equipes de Serviços Médicos do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Com a participação das equipes médicas que realizarão o atendimento aos jogadores já no campo de jogo durante a Copa do Mundo da FIFA, o treinamento contou com as presenças do coordenador geral de Serviços Médicos do COL, Luis Fernando Correia, e de Michael Simoni, coordenador médico da sede Rio de Janeiro.

Inicialmente, foi ministrada uma aula teórica e, em sequência, aula prática no campo. Entre os procedimentos testados no gramado estiveram as atuações das equipes que ficarão de prontidão ao lado do banco de reservas das seleções durante a Copa do Mundo. Cada uma delas será responsável por uma metade do campo de jogo e essas equipes são formadas por quatro pessoas: um médico e três técnicos de enfermagem.

“Cada um deles tem uma função específica a ser desempenhada naquele momento. É quase uma coreografia entre eles já que cada um tem sua função. Esse esquema vem sendo utilizado em todas as competições da FIFA. Nós utilizamos durante a Copa das Confederações e vamos utilizar novamente na Copa do Mundo”, explicou Luis Fernando.

Durante o treinamento, além do esquema de posicionamento, as equipes também portavam uma mochila de emergência médica da FIFA (MEMF). Lançada em 2013, a mochila é utilizada por todas as 209 federações associadas à FIFA. Cada uma contém um desfibrilador externo automático. O aparelho é capaz de diagnosticar potenciais problemas cardíacos de maneira imediata, iniciando no próprio local a desfibrilação em caso de anormalidade nos batimentos cardíacos. A mochila oferece ainda um kit de emergências médicas.

“O desfibrilador pode reverter uma arritmia cardíaca e propiciar que o coração volte a funcionar normalmente”, explica o coordenador geral de Serviços Médicos do COL.

Ainda sem datas definidas, o mesmo treinamento que aconteceu no Rio de Janeiro será repetido nas outras 11 sedes.

 

Fonte: Secopa

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608