A Tecnologia na Linha do Gol será utilizada como recurso de suporte aos árbitros pela primeira vez na Copa do Mundo da FIFA. A FIFA confirmou a nomeação da GoalControl GmbH como provedora oficial da tecnologia para o torneio.

A instalação e o teste do sistema GoalControl em cada um dos 12 estádios é uma das tarefas mais importantes rumo ao Brasil 2014. Com os testes em andamento, a FIFA dá aos torcedores a chance de olharem de perto o processo com o Labosport Ltd., instituto de testes credenciado que recentemente testou o sistema GoalControl no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

Este vídeo (http://fifa.to/1pQ7Y8U) mostra a variedade de testes conduzidos em diferentes condições para determinar a precisão do sistema e avaliar a sua robustez.

Ouça também o diretor administrativo da GoalControl, Jurgen Philipps, e o engenheiro da Labosport, Josh Richards, para saber mais detalhes sobre esses testes, os quais vão garantir que o sistema atinja o nível FIFA Quality Pro exigido pelas regras oficiais do futebol.

O sistema GoalControl é equipado com 14 câmeras de alta velocidade localizadas ao redor do campo, com sete câmeras focadas em cada linha do gol. A posição da bola é contínua e automaticamente capturada em 3D, e a indicação se o gol foi marcado ou não é imediatamente confirmada dentro de um segundo e enviada a um relógio usado por cada membro da arbitragem.

A empresa alemã venceu a licitação em abril de 2013, e a confirmação da tecnologia no Brasil 2014 dependeria do desempenho do sistema durante a Copa das Confederações da FIFA 2013.

Embora não tenha havido incidentes na linha do gol que necessitassem da tecnologia para determinar se um gol foi ou não marcado, o sistema cumpriu com todos os requisitos necessários e indicou corretamente a marcação de todos os 68 gols da Copa das Confederações da FIFA. É importante ressaltar que também houve um alto nível de satisfação relatado pelos árbitros.

O sistema GoalControl também foi implementado com sucesso na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, disputada em dezembro no Marrocos, após vencer outra licitação em separado.

 

Fonte: Secopa

 

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608