Uma comitiva chinesa, liderada pelo Cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Song Yang, visitou as estruturas disponíveis em Salvador para a Copa do Mundo. O grupo, que também estava composto pelo Cônsul Econômico-Comercial, Zhang Jisan, pelo vice-cônsul Alex Jianwei Ma, e por jornalistas oficiais do governo da China, avaliaram positivamente as instalações baianas para o mundial, afirmando que Salvador sediará uma grande Copa.

“Viemos à Bahia para conhecer a preparação do estado para o Mundial e estamos muito satisfeitos com a organização do estado e confiante de que em Salvador haverá uma grande Copa. Para mim, acontecerá exatamente como a Presidenta brasileira falou, haverá a Copa das Copas”, disse o Cônsul Song Yang.

O grupo chinês visitou a Arena Fonte Nova, que receberá seis jogos do mundial e conheceu os principais projetos da Bahia para o mundial de futebol. Os representantes da China ainda participaram de uma reunião com o Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa-BA), Jorge Wilton, e o coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da secretaria, Marco Costa. Após o encontro na Secopa-BA, o Cônsul Song Yang afirmou que esta visita a Salvador vai além do futebol, já que existem interesses do governo chinês em fechar negócios e fazer investimentos na Bahia.

“Nosso interesse nesta visita vai além do futebol. Também queremos fechar parcerias comerciais com a Bahia. Para mim, a Copa do Mundo tem muitas finalidades. Podemos fechar negócios, conhecer novos povos e culturas e, para Salvador, será uma oportunidade única de transmitir a imagem positiva para o restante do mundo. Os investimentos feitos serão sentidos positivamente a longo prazo. Temos o interesse em apresentar ao povo chinês a Bahia e encantá-los”, afirmou o Cônsul.

Song Yang destacou ainda que os jogos que acontecerão na Bahia possibilitarão uma prospecção de grande proporção e bastante positiva para o estado. “Viemos com nossos jornalistas oficiais e também encontramos aqui membros da imprensa chinesa. São profissionais que estão falando e mostrando a Bahia para uma população imensa. Só para citar, em um único jogo da Copa do Mundo na África do Sul, registramos uma audiência de 20 milhões de chineses. Batemos recorde e isso é maravilhoso para o país que realiza o evento”, pontuou.

Para o Chefe de Gabinete da Secopa, a visita da comitiva Chinesa comprova que a Copa do Mundo trará bons resultados que ultrapassam o evento esportivo. “Os chineses são importantes parceiros econômicos da Bahia, uma nação de grande relevância cultural e econômica e podem trazer resultados positivos para a Bahia”, disse Jorge Wilton.

 

Fonte: Ig

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608