As cores verde e amarela do Brasil vão tomar conta de Paris numa grande ação de promoção realizada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) no  Jardin d’Acclimatation, na capital francesa. Inaugurado pelo imperador Napoleão III em 1860, o jardim vai abrigar, a partir de sábado (12.04) a exposição Brasil Sensacional, uma viagem sensorial pela cultura brasileira. Três dias depois, no mesmo cenário, acontecerá o Goal to Brasil.

“Durante quatro semanas, os visitantes do tradicional Jardin D’Acclimatation vivenciarão um pouco do Brasil, antecipando o que poderão ver aqui, quando chegarem para a Copa”, afirmou o presidente interino da Embratur, Vicente Neto.

Ao visitar a exposição Brasil Sensacional, os franceses poderão conhecer a música, os mais diferentes ritmos de dança, a gastronomia, a arquitetura, as brincadeiras infantis, sem esquecer, é claro, do esporte, já que faltam poucas semanas para o pontapé inicial do maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo FIFA 2014.

“Funcionará como uma degustação do que o Brasil tem a oferecer para o turista estrangeiro. Vamos trabalhar com elementos da nossa cultura e ícones nacionais como estratégia para atrair os franceses”, comentou o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.

Na entrada do Jardin, o artista plástico carioca Marcelo Jácome instalará um longo e multicolorido corredor de 26 metros, onde os visitantes farão a “passagem” entre a França e o Brasil. Em seguida, a viagem continua através do caleidoscópio gigante da arquiteta Daniela Bussarello, onde a gastronomia, as artes e a música brasileiras estarão expostas ao público.

O renomado fotógrafo Araquém Alcântara levará uma seleção de fotografias que retratam o cotidiano dos povos indígenas da Amazônia. Além disso, o grafiteiro paranaense Rimon Guimarães irá executar – diante do público – uma obra gigante. Já o designer Zanini de Zanine vai expor a obra Gioco, que lembra cavalinhos infantis.

Os 19 hectares gramados do Jardin d’Acclimatation ganharão mais cor e vida com os 1.500 cataventos azuis, amarelos e verdes que reproduzirão, em pleno Bois de Bologne, o colorido das matas brasileiras. Redes e cadeiras de praia feitas em tecido de chita arrematam o clima tropical brasileiro tão desejado pelos franceses. Até uma réplica do avião 14Bis, cujo voo inaugural aconteceu na capital francesa em 1906, e campos de vôlei e de futebol de praia fazem parte da Brasil Sensacional.

A Embratur vai promover ainda shows de artistas nacionais como Ed Motta, Daniela Mercury e de grupos folclóricos como o Boi de Pirilampo do Maranhão. Rodas de samba, de capoeira, de frevo, além de oficinas de percussão e momentos de degustação da variada gastronomia brasileira encantarão os 400 mil visitantes esperados durante as quatro semanas da exposição Brasil Sensacional.

 

Goal to Brasil


Na próxima terça-feira (15.04), a Embratur realiza a última edição do Goal to Brasil – Encontros Brasileiros antes do apito inicial da Copa, que vai acontecer no dia 12 de junho. O evento na capital francesa também será realizado no Jardin D’Acclimatation, aproveitando o espaço da exposição Brasil Sensacional. A ação reunirá os mais importantes atores do trade turístico francês, que conhecerão em detalhes os destinos e produtos turísticos brasileiros.

A França ocupa o terceiro lugar, entre os países europeus, que mais enviam turistas ao Brasil, ficando atrás apenas da Itália e da Alemanha. No ranking mundial, a França fica na 8ª colocação. Em 2012, 218.626 cidadãos franceses visitaram o Brasil. Em média, eles ficam 23,6 dias e gastam, per capita, U$S 1.509,62 (cerca de R#$ 3.320,00).

 

Fonte: Portal da Copa

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608