A presidenta Dilma Rousseff afirmou que as obras de infraestrutura nas cidades-sede da Copa do Mundo atendem ao evento, mas ficarão como legado e beneficiarão a população, durante inauguração do sistema de esgotamento sanitário, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (11.04). Ela citou como exemplo os aeroportos, que precisavam ser ampliados para se adequar a uma demanda que explodiu nos últimos anos.

“O aeroporto de Porto Alegre, com expansão e melhoria do terminal 2, junto com um novo terminal, que agora chama 1, dá conta de sobra da Copa. Mas, não dá conta de um fato fundamental que ocorreu no Brasil: a população que, antes não entrava no aeroporto, agora entra e toma o avião. Essa expansão estamos de olho nela. (…) As obras atendem à Copa, mas não são para a Copa, são para o povo desse país”, disse.

A presidenta também participou da formatura dos alunos do Pronatec na capital gaúcha e destacou a importância do ensino técnico para o país. “O Pronatec é uma porta que se abre. É um caminho. Nós tiramos 42 milhões de pessoas da pobreza e colocamos na classe média. Tiramos 36 milhões de pessoas da pobreza extrema. Isso tem que ser permanente e a educação é um dos caminhos. Por isso, nosso esforço em fazer oito milhões de matrículas no Pronatec em 2014. O Brasil precisa disso para crescer e realizar todo o seu imenso potencial. Temos que dar oportunidade da creche à pós-graduação, independente da renda da família”.

Na versão turismo do Pronatec, 165 mil jovens e trabalhadores já fizeram o curso ou estão matriculados no programa. A previsão para a Copa do Mundo é a de que 47,9 mil vagas de trabalho no setor de turismo serão geradas nos 12 estados que receberão jogos da competição, entre abril e junho de 2014, 60% mais que no mesmo período de 2013. Além disso, o Brasil vive uma situação próxima do pleno emprego, com taxa de desocupação de 5,1%, segundo medição do IBGE em fevereiro deste ano.

 

Fonte: Portal da Copa

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608