O Salvamar (Salvamento Marítimo de Salvador) intensificou as atividades de treinamento de resgate e salvamento de seus agentes devido a proximidade da Copa do Mundo e do consequente aumento do fluxo de turistas na cidade. Todos os cerca de 260 salva-vidas vão trabalhar durante o evento esportivo, não só nas praias da capital da baiana, como na área do Dique do Tororó.    

Segundo a secretária Rosemma Maluf, da Semop (Secretaria Municipal da Ordem Pública), órgão ao qual o Salvamar está vinculado, o treinamento faz parte da rotina dos salva-vidas, mas com a Copa e muitos visitantes, nos meses de junho e julho, o trabalho está sendo reforçado para garantir maior segurança para os banhistas.

Segundo o coordenador do Salvamar, João Luís Moraes, no treinamento são utilizados equipamentos que já fazem parte do dia a dia dos agentes, como jet-skis, botes e pranchões. As atividades práticas são realizadas na piscina do órgão, situado em Patamares e no mar.

— O trabalho dos salva-vidas exige uma prática constante. Como estamos em período de baixa estação, com menos pessoas nas praias, a equipe pode contar com mais tempo para essas atividades. O mesmo acontece no período que antecede o verão.

De acordo com João Luís, a grande preocupação é com o fato de muitos turistas que virão para a Copa desconhecerem as praias da cidade.

— Mesmo com o período sendo de pouco sol, para muitos turistas, especialmente os que são de lugares frios, a temperatura da água ainda é atraente. Por isso, acreditamos que muitos deles deverão ir às praias.

No Dique do Tororó, a ideia é fazer uma ação preventiva com o público e agir, se alguém se aventurar a entrar na água. Por conta disso, nos dias dos jogos serão montados postos do Salvamar no local.

Os agentes da Salvamar atuam em 42 postos situados ao longo de trecho de orla que vai do Jardim de Alah até a Praia de Aleluia, além de atuarem nas ilhas do município de Salvador.  

 

Fonte: R7

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608