O plano de mobilidade para Salvador durante a realização das partidas da Copa do Mundo 2014 na cidade foi apresentado pela Prefeitura do Salvador ontem, durante coletiva à imprensa realizada no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina. Na ocasião, os secretários de Urbanismo e Transporte (Semut), Fábio Mota, e do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Isaac Edington, além do superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, detalharam as principais ações que envolvem o trânsito e transporte do público. As ações estarão concentradas especialmente nas imediações da Arena Fonte Nova e da Fan Fest, pontos turísticos, regiões hoteleiras, principais corredores da cidade e locais de chegada e saída dos visitantes, além das imediações dos estádios Manoel Barradas (Barradão) e Roberto Santos (Pituaçu) em dias de treino. A intenção é garantir fluidez na mobilidade para todos, gerando menor impacto possível no tráfego e no cotidiano da cidade.

Na área de transporte, serão criadas linhas especiais de ônibus para o deslocamento dos torcedores entre o aeroporto, hotéis e Arena Fonte Nova. Também serão incentivados o deslocamento a pé, táxi ou transporte coletivo para diminuir o número de veículos na cidade, especialmente nos dias dos jogos. Quem ainda decidir ir de carro, deverá utilizar os estacionamentos na área de influência dos locais dos eventos. Somente nas áreas de Zona Azul, serão 940 vagas de estacionamento. Os torcedores que forem de ônibus ao estádio poderão utilizar linhas especiais, com frota de 138 ônibus, a serem criadas para dar mais conforto e agilidade nos deslocamentos. Os ônibus sairão de oito locais específicos chamados Pontos de Encontro (PE), que terão 2.510 vagas de estacionamento no total, com destino à arena nos dias de jogos. Haverá também um serviço de transporte disponível para quem sai do aeroporto, que funcionará entre os dias 1º de junho e 1º de agosto. São 14 pontos de parada dos ônibus, distribuídos em locais como o Vale de Nazaré, Avenida Vasco da Gama, Ogunjá, estações da Lapa e Barroquinha e Terminal da França. O público que utilizar táxi contará com cinco pontos localizados no Vale de Nazaré (em frente à loja Comercial Ramos); na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), após o Viaduto das Pitangueiras, sentido Aquidabã; na Avenida Vasco da Gama (em frente à concessionária Sammar); na Ladeira dos Galés, em Brotas; e na Rua da Independência, na saída para a Avenida Joana Angélica, perto da loja Nutre Bem.

TRÂNSITO

Para o trânsito, estão sendo feitas intervenções para manutenção e recuperação do leito viário, com requalificação do pavimento e implantação de sinalização horizontal. Placas também serão implantadas com indicações de locais de pontos de ônibus e táxi. Na rota Aeroporto­Arena­­Hotéis, serão colocadas placas bilíngues de informação, em português e inglês. No monitoramento e orientação aos motoristas, a Transalvador realizará trabalho conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal. As seis bases operacionais funcionarão na Ladeira Fonte das Pedras, Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), Avenida Vasco da Gama, Avenida Castelo Branco, Largo das Sete Portas e no estacionamento perto do restaurante A Porteira, em frente à Arena Fonte Nova. Já as interdições do tráfego serão feitas em dois perímetros: o primeiro a ser implantado a partir do próximo dia 21 até o dia 11 de julho, delimitando a área de uso exclusivo da FIFA. As barreiras de trânsito que irão formar o segundo perímetro serão instaladas cinco horas antes do início dos jogos na Arena Fonte Nova. Às 20h do dia que antecede cada partida, o acesso à Avenida Presidente Costa e Silva, em frente ao estádio, será interditado para viabilizar a montagem de estruturas de apoio ao evento esportivo.