Uma escultura de areia de cinco metros, esculpida na manhã desta terça-feira (13/05), na areia da praia do Porto da Barra, no trecho vizinho ao Forte de Santa Maria com a frase “Salvador faltam 30 dias para a Copa do Mundo da FIFA”, marcou a contagem regressiva da capital soteropolitana para o mundial de futebol que começará dia 12 de junho. A ação é um ato simbólico da Prefeitura de Salvador, através do Escritório Municipal da Copa do Mundo 2014 (ECOPA), com o objetivo de envolver a população e turistas, criando expectativas para o maior evento esportivo do mundo.
A escolha do Porto da Barra para a ação foi estratégica. “O Porto da Barra é um ícone com forte apelo histórico e que representa muito bem Salvador”, explica o Secretário do Escritório Municipal da Copa do Mundo 2014 (ECOPA), Isaac Edington, lembrando que o Porto foi o local de desembarque do 1º governador geral do Brasil, Tomé de Souza, em 1549.
Para escrever a frase, atendendo a solicitação do ECOPA, o artista plástico Antônio Cezar da Silva Freitas (48) começou a trabalhar no às 7 horas. Além da areia, ele usou palitos de picolé, pedaços de madeira e pigmento. “Esse convite valoriza ainda mais a minha arte, dando visibilidade ao meu trabalho como escultor em areia”, dizia o artista, que abraçou esse ofício inspirado no personagem Tonho da Lua, da novela Mulheres de Areia exibida pela Rede Globo, em 1983.
Espírito soteropolitano - Enquanto criava a frase “Salvador faltam 30 dias para a Copa do Mundo da FIFA 2014”, Antônio Cezar recebia elogios dos transeuntes. “O trabalho dele é maravilhoso. Muito original a ideia de iniciar a contagem regressiva para o mundial com um símbolo que representa tão bem a cidade e o espírito do seu povo”, festejava a socióloga americana Robin Maria (50), que mora há quase dois anos em Salvador, onde vive com a mãe brasileira.
O pintor de parede, Reginaldo Santos (50), mesmo fazendo Cooper na orla da Barra, não resistiu e parou por alguns minutos para admirar o trabalho do artista. “Gostei da iniciativa da contagem regressiva ser num ponto turístico. O trabalho dele é maravilhoso”, comentava com a empolgação de torcedor que também está contando os dias para assistir ao embate entre Espanha e Holanda, dia 13 de junho, o primeiro jogo da Copa do Mundo da FIFA, na Arena Fonte Nova.