O curso WorldCoaches - iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (Smed), através da Diretoria Geral de Esportes e Lazer (DGEL), em parceria com a Instituição Fazer Acontecer e a Real Associação de Futebol dos Países Baixos (KNVB)-, reuniu professores de escolas municipais de Salvador e treinadores que trabalham em projetos sociais com o objetivo de deixar um legado pós-Copa.

Ministrada pelo treinador de futebol Jan Derks, que atuou como técnico na seleção holandesa e no clube escocês Glasgow Rangers, a capacitação tenta utilizar o futebol como ferramenta de desenvolvimento em áreas carentes, orientando os professores com abordagens sociais e técnicas. Iniciativa da Real Associação de Futebol dos Países Baixos (KNVB), o curso está ativo desde 2009 e já atendeu aproximadamente 5 mil professores e treinadores de diversos países.

“Queremos mostrar a forma que jogamos e, ao mesmo tempo, evitar que os jovens possam se envolver com os problemas sociais", explicou o treinador que também foi coordenador da divisão de base do Galatasaray, time turco onde jogam brasileiros como Alex Telles, ex-Grêmio, e Felipe Melo, ex-Flamengo e ex-Seleção Brasileira.

O intercâmbio de experiências também foi destacado pelo subcoordenador DGEL/Smed, Elias Raimundo. As atividades práticas do curso teve a participação de 28 meninos com idades entre 7 e 17 anos, integrantes do Programa de Iniciação Esportiva da Diretoria de Esportes. A programação, encerrada no último fim de semana, promoveu ainda a inauguração da iluminação de LED no campo da comunidade da Baixa do Tubo, no bairro de Cosme de Farias. O sistema é semelhante ao utilizado no Estádio Metropolitano Roberto Santos (Pituaçu) e considerado um dos mais modernos do mundo.