Com 11.875 matriculados nos cursos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego voltados ao Turismo (Pronatec-Turismo), Salvador lidera o ranking entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Os dados são do Ministério do Turismo. Em toda a Bahia, 13.712 pessoas se inscreveram até agora. Além da capital, o programa é oferecido em Cachoeira, Cairu, Lauro de Freitas, Lençóis, Maragojipe, Mata de São João e Vera Cruz.

Os cursos que tiveram o maior número de inscritos foram os de camareira, recepcionista em meios de hospedagem, garçom e agente de informações turísticas.
Ainda há vagas para algumas qualificações. Para se inscrever, basta procurar os órgãos municipais e estaduais de turismo, responsáveis por realizar a pré-matrícula.

Qualificação
O Pronatec oferece 54 cursos profissionalizantes e de idiomas ligados ao turismo, que acontecem em mais de 120 cidades do país. Atualmente, há 166 mil matriculados.
Jéssica Farias Alves, 31 anos, foi uma das beneficiadas. Atualmente, ela ganha o dobro do que ganhava, com a recepção de turistas em uma pousada da capital.
Ela obteve noção de inglês e aprendeu a explicar procedimentos por telefone, e-mail e presencialmente. "Não me intimido mais com os estrangeiros e me sinto mais valorizada", afirma.

Corpo de Bombeiros, policiais militares e civis, além de guardas municipais, também estão sendo treinados para recepcionar os turistas. As aulas são ministradas no Sesc, Senai, Sesi, institutos federais e estaduais de educação.

Fonte: Portal A Tarde