A visita dos coordenadores dos voluntários que atuarão na Copa do Mundo ao entorno da Arena Fonte Nova, pontos turísticos - Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Praça Municipal-, e ao Centro Aberto de Mídia, na manhã de ontem, domingo (25), marcou o último fim de semana, na cidade sede Salvador, do treinamento presencial do Programa Brasil Voluntário.

O objetivo da visita, que contou com representantes do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa), da Transalvador e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) foi apresentar in loco aos coordenadores os pontos onde os voluntários da área de mobilidade exercerão suas atividades durante o Mundial.

Do Centro Histórico, o grupo seguiu para conhecer os locais de onde sairão as linhas especiais de Shutles na cidade. A visita foi finalizada no Salvador Shopping onde tiveram a oportunidade de conhecer o Posto de Informações para Copa do Mundo da Fifa, instalado pela Prefeitura, e o local de embarque e desembarque da linha especial que irá transportar torcedores, saindo desse shopping.

No sábado (24), o Ministério do Esporte através da Coordenação do programa Brasil Voluntário já havia reunido um grupo de 200 voluntários no auditório do campus da UFBa, em Ondina, sob o tema Mobilidade no último módulo de treinamento. No encontro o grupo foi orientado sobre o plano de mobilidade de Salvador para o evento por representantes do Ecopa, da Transalvador e das secretarias estaduais de Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa).

Peça fundamental para o sucesso do evento, o voluntário é o primeiro a estar em contato com o turista e o espectador do aeroporto à Arena. “Não tenho dúvida que os voluntários estão preparados para receber e passar as informações necessárias no período da competição”, avalia Ana Brito, Assessora Especial do ECOPA.

O Comitê Organizador Local (COL), que também participou do treinamento no sábado, abordou as diretrizes do Serviço ao Espectador. Inserido no tema desse último módulo “Mobilidade”, o treinamento tratou de assuntos como Sustentabilidade e fez uma abordagem especial sobre “Como lidar com pessoas portadoras de deficiência”.

Voluntária da Copa do Mundo da FIFA de 2006, na Alemanha, onde morou durante 10 anos, Ana Silva é uma das voluntárias que atuará em Salvador. A motivação da jovem é “mostrar que o brasileiro é capaz de fazer bonito como voluntário”.

Encerrado o treinamento presencial, já está disponível no portal do Brasil Voluntário-http://www.brasilvoluntario.gov.br -, o agendamento dos voluntários. Na plataforma eles devem indicar a partir da área escolhida, no mínimo sete e no máximo 15 participações no torneio com o tempo máximo de atuação de quatro horas diárias.