A costureira Maria Correia Santana, 74 anos, mas conhecida como Dona Dodô, saiu de Alagoinhas, a 119 quilômetros de Salvador, onde mora, só para participar como porta bandeira do desfile do Bandeirão da Copa, realizado na tarde de hoje, sábado (7), percorrendo o bairro de Roma em direção a Igreja do Bonfim. Costureira oficial do Bandeirão, confeccionado em 3 mil metros de retalhos de tecidos, Dodô já acompanha esse ritual, realizado pelo Centro Educacional Santa Rita, há 28 anos.

“Estou emocionada! É a minha contribuição para ver o Brasil ganhar a Copa!” disse pouco antes de se misturar ao cortejo de mil pessoas, entre alunos, professores, pais de alunos, moradores do bairro e populares. A caminhada teve início volta das 14h45, saindo da Rua Monsenhor Basílio Pereira, seguindo até o Largo de Roma, em direção ao Bonfim. Ao entrar na Avenida Dendezeiros, o desfile fez uma parada em frente as Obras Sociais Irmã Dulce – homenageando a freira-, e seguiram em direção a Igreja do Bonfim, onde estenderam a enorme bandeira, encerrando o evento.

O evento teve o apoio do Escritório Municipal da Copa do Mundo (Ecopa), que articulou a participação da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) e da Superintendência de Prevenção e Segurança do Salvador (Susprev), garantindo a presença da Guarda Municipal.

Idealizadora da festa , a proprietária da escola, Maria José, 70 anos, conta que o primeiro Bandeirão da Copa foi feito em 1986 e tinha 500 metros. A ideia era despertar nos alunos o amor à pátria, através de uma atividade cultural. Atualmente, além do desfile, o Centro Educacional Santa Rita desenvolve uma programação especial e a Copa do Mundo é tema de aulas em diversas disciplinas.

A emoção dos baianos e brasileiros foi representada por pessoas fantasiadas de personagens da cultura baiana, usando pintura facial e vestindo camisetas customizadas com as cores do Brasil. Os 400 alunos, com idades entre 2 e 17 anos, receberam grupos de teatro e dança, membros de instituições ligadas ao esporte e escolinhas de futebol da região, entre outros.