Trinta e oito crianças francesas, descendentes de angolanos, camaroneses, portugueses, argelinos, senegalês e brasileiros, interagiram com 30 crianças da Escola Municipal Francisco Leite, do bairro de Águas Claras, comprovando que a linguagem do esporte é universal e consegue driblar todas barreiras. As atividades tiveram início na quarta-feira (18), no Sesc Piatã, e prosseguem nesta sexta-feira (20), com passeio pelo Centro Histórico e presença na partida França x Suíça, na Arena Fonte Nova.
Durante toda a quarta-feira, os franceses - moradores dos subúrbios daquele país - e os alunos da rede municipal disputaram partidas de futebol, basquete e handebol, além de brincar na cama elástica e se divertirem piscina. No fim da tarde, eles ainda assistiram e participaram da roda de apresentação dos grupos de capoeira do Mestre China e do Mestre André. Os franceses ainda trouxeram camisas e bonés de presentes para os brasileiros como forma de agradecer a recepção.

João Santos, 14 anos, que é português, mas mora na França desde muito cedo, era um dos mais entusiasmados com a experiência no Brasil. “Esta é primeira vez que venho pra cá, estou gostando muito de tudo, da capoeira, de jogar bola e de fazer amigos", disse o jovem. “Eles falam diferente, mas isso não atrapalha na hora de jogar bola. O João também conseguia traduzir as coisas pra gente. Eles são muito bons de bola e foi um dia muito legal”, comemorou Breno Almeida, de 12 anos, aluno da rede municipal.
Esse intercâmbio é o resultado da parceria entre o Sport’a Vie, por meio do Projeto Sambola, e a Secretaria Municipal da Educação (Smed), por meio da Diretoria Geral de Esportes e Lazer (Dgel). O objetivo é promover a troca de experiências esportivas, recreativas e culturais, com socialização dos jovens e utilização o esporte como instrumento de desenvolvimento do conhecimento de valores morais e sociais.

"Hoje eu voltei a ser criança. Me senti muito bem jogando bola com esses meninos e foi melhor ainda vê-los trocando idéias, mesmo falando línguas diferentes. Foi uma troca muito proveitosa, tenho certeza que todos vão levar uma lembrança boa daqui”, disse Nicolas Muniz, coordenador do Sambola.

Agecom