Ponto de encontro de muitos baianos e turistas, o Farol da Barra tem sido o espaço reservado por milhares de torcedores para assistirem aos jogos da Copa do Mundo, em Salvador. Cerca de 95 mil pessoas preferem o Farol para torcer por suas seleções, segundo dados do Escritório Municipal da Copa (Ecopa). O Fan Fest ocorre na capital baiana nos dias de jogos da Seleção Brasileira, quando houver partidas na Arena Fonte Nova e nas semifinais e final do Mundial.
Até o momento, o dia de maior público da Fan Fest na Bahia foi na partida entre Brasil x México. Em média, 30 mil torcedores foram para o Farol da Barra assistir ao empate sem gols entre as duas seleções. Com o objetivo de apresentar outros lugares da capital aos turistas, a prefeitura lançou um aplicativo com os principais pontos turísticos da cidade. ” Nesse aplicativonós temos 4.363 sessões. Até agora, os destinos mais visualizados são o Farol da Barra, Praia do Porto e Ponta do Humaitá”, explicou o secretário da Ecopa, Isaac Edington. “O número de acessos corresponde a mais de 75%, em português, 13,5%, em inglês, e 2%, em espanhol”, completou o secretário.
A fim de permitir a mobilidade de forma tranquila para os espaços de lazer da capital, como o Fifa Fan Fest, bem como para a Arena Fonte Nova, a Transalvador reforça estratégias para a população. “Estamos monitorando toda a cidade e vamos continuar atendendo a todos. Continuamos com o esquema de colocar maior frota de ônibus nos espaços onde têm muitos torcedores. Na partida de ontem (sexta-feira), faltando uma hora para o jogo, todos os torcedores que estavam no Salvador Shopping, por exemplo, já tinham sido transportados para a Arena Fonte Nova”, afirmou o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.
“Gol Verde”
Não apenas fora de campo, mas dentro dele também a Copa do Mundo na Bahia tem atraído a atenção do público. Dessa vez, com o programa de sustentabilidade da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa). O Programa Gol Verde prevê que para cada gol marcado na Arena Fonte Nova, serão plantadas 1.111 mudas de Mata Atlântica na Bahia, isso equivale a uma área correspondente a um campo de futebol.
“Nosso Estado se destaca pelo número de gols na Arena. Os jornais têm até brincado com o estádio e chamado de fábrica de chocolate por conta das goleadas aplicadas lá. Queremos ver mais gols e estamos abertos a adesão de novas empresas para plantio de mudas”, disse o secretário da Secopa, Ney Campello.
Com o placar de 5 a 2 da França contra a Suiça na última sexta-feira (20), mais sete “gols verdes” são incluídos no projeto. Somados aos gols das duas últimas partidas, o Programa Gol Verde chega agora à marca das 18.887 mudas de espécies de Mata Atlântica que serão plantadas no Estado. O programa contabiliza o equivalente a 17 campos de futebol que serão reflorestados através da iniciativa.
Agência de Textos