Mais de 2 mil exames realizados, com 58 diagnósticos positivos para HIV. Esse é o resultado final do Projeto Proteja o Gol realizado em Salvador durante o Copa do Mundo. Escolhida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) para o lançamento oficial da campanha, a capital baiana registrou o melhor desempenho entre as 12 cidades sedes que também promoveram a ação durante o evento esportivo, realizando o maior número de testes. 

De acordo com Érica Carvalho, diretora de Vigilância em Saúde do município, o "no hall" de Salvador no enfrentamento à Aids através de ações preventivas já realizadas no carnaval contribuiu para o sucesso da estratégia na Copa. "A Secretaria Municipal da Saúde já realiza exames para detecção do HIV como uma ação estratégica no carnaval, com a concepção de que quanto antes a pessoa souber da sua condição sorológica, mais rápido ela dará início ao tratamento, ao tempo em que contribuímos para a interrupção da transmissão do vírus. Este ano tivemos um excelente desempenho com a realização de quase 4.300 testes e distribuição de quase 2 milhões de camisinhas durante a folia momesca", pontuou a diretora destacando ainda que a atual gestão triplicou o número de unidades que realizam o teste rápido durante todo o ano, bem como capacitou mais de 260 profissionais entre médicos e enfermeiros da atenção básica para a realização desses exames. 

Durante a Copa, agentes comunitários de saúde também distribuíram mais de 520 mil preservativos masculinos e femininos para baianos e turistas no entorno do Farol da Barra nos dias de Fan Fest, incentivando o sexo seguro, prevenindo as doenças sexualmente transmissíveis. (DST). 

Os pacientes soropositivos identificados no período da Copa foram encaminhados para o Serviço Municipal de Assistência Especializada - SEMAE, na Liberdade, e para o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA Marymar Novais, no Dendezeiros, para iniciarem o tratamento totalmente gratuito.

 

Agecom

 

 

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608