A RoboCup, Copa do Mundo de Robôs, começa neste sábado (19), em João Pessoa, na Paraíba. O evento vem no rastro da Copa do Mundo (de humanos) e reunirá 45 países e 400 equipes na capital paraibana. No entanto, as competições entre os craques robôs da RoboCup, que é um dos maiores eventos de robótica do mundo, só acontecem de 21 a 24 deste mês. 

Desenvolvidos por alunos de graduação, mestrado e doutorado do Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), em São Bernardo do Campo, os robôs que disputarão a competição apresentam total autonomia para tomada de decisões. Com um conceito de inteligência artificial e câmeras para se localizarem, eles “raciocinam” na hora do jogo. O desenvolvimento do pensamento dos robôs foi “baseado em casos e no reforço positivo ou negativo", para que eles realizem as jogadas, explica Reinaldo Bianchi, professor de Engenharia Elétrica da FEI e coordenador do simpósio da RoboCup 2014. 

Além das quatrocentas equipes, de diversos países, que estarão presentes na competição em suas quatro áreas — Soccer, Rescue, Home e Junior —, o evento conta ainda com palestras, como a apresentação de Rodney Brooks, criador do aspirador de pó Roomba, robô para o uso doméstico de sucesso comercial mundial. A RoboCup 2014, que se encerra no próximo dia 25, ocorrerá no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em Costa do Sol.

“Esse é um grande evento científico, em que estudantes, pesquisadores e especialistas têm uma oportunidade de compartilhar informações. As competições são importantes, mas ganha quem aprende mais. O objetivo principal é a pesquisa, tanto que, após as competições, os desenhos dos projetos ficam disponíveis para todos. Há uma grande transferência de conhecimento”, completou o professor Bianchi.

 

Tech Tudo

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608