Representantes das maiores redes hoteleiras em operação no Brasil e o ministro do Turismo, Vinicius Lages, fizeram um balanço da Copa do Mundo e debateram nesta segunda-feira (28), em São Paulo, as principais ações que contribuem com o desenvolvimento do setor no país.

O ministro enfatizou a importância da proximidade entre o setor produtivo e o governo federal para a construção de uma agenda que favoreça o turismo. Os integrantes do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) pediram a continuidade dos investimentos em infraestrutura no pós-Copa. 

"Queremos ter um diálogo permanente com vocês que acompanham o turismo na ponta, têm contato direto com os visitantes e fazem o dia a dia do setor", afirmou o ministro Vinicius Lages. Na pauta da discussão, entraram itens como a contratação temporária; o pagamento do Ecad pelos hotéis, uma taxa de direitos autorais cobrada dos estabelecimentos pelo uso coletivo de televisores nos quartos; desburocratização para acesso a linhas de crédito em bancos públicos; classificação hoteleira; Cadastur e qualificação profissional.

Foram discutidos ainda o Projeto de Lei 7337/14, que trata do cancelamento de reserva efetuado 72 horas antes do check-in, alterações da Lei Geral do Turismo e Projeto de Lei 57/2010, que regulamenta a gorjeta. 

O presidente do Fohb, Roberto Rotter, afirmou que o setor projeta um cenário de crescimento para os próximos anos e, para isso, o ambiente de negócios precisa ser aprimorado. "Entre 2015 e 2016, a oferta de unidades habitacionais das redes associadas ao FOHB vai crescer 23%, com acréscimo de mais de 30 mil unidades habitacionais nesse período e cerca de 150 novos hotéis", disse.

Rotter agradeceu a presença do ministro na reunião e se comprometeu a estruturar uma agenda estratégica com demandas do setor para o curto, médio e longo prazos.

A reunião faz parte de uma série de encontros promovidos pelo FOHB para este ano. O objetivo, segundo o fórum, é apresentar propostas e solicitar apoio a ações que beneficiem o segmento de hospedagem.

 

Ministério do Turismo

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608